livros sobre autismo

Aprenda tudo sobre o autismo com os melhores livros

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta diretamente a vida da pessoa e dos seus familiares. Desse modo, como uma frequência de 1 autista para 270 pessoas no mundo. Deveríamos conhecer mais sobre esse transtorno é a melhor maneira de enfrentar os desafios dessa condição.

Nesse sentido, os livros são as melhores ferramentas para combater a falta de informação sobre o tema. Por isso que através deles nos aproximamos de realidades totalmente diferentes ou quem sabe, similares a nossa. Portanto, nesse artigo você encontrará alguns dos livros mais recomendados para entender melhor o que é o autismo.

O autismo através de “O estranho caso do cachorro morto”

Apesar de o autismo ser considerado um dos transtornos mais recorrentes no mundo, existem diversas maneiras de conviver e entender as suas limitações. Dessa forma, em um livro ideal para adolescentes e adultos, “O estranho caso do cachorro morto” é o perfeito exemplar para explorar o que é o autismo.

Mark Haddon escreveu a novela em primeira pessoa e conta a história do protagonista Christopher, um menino com Asperger. Nesse sentido, o livro narra através da perspectiva do garoto como é a sua vida, a sua relação com a família, amigos e a sua maneira de pensar.

“Maria e eu” de Miguel Gallardo o autismo em quadrinhos

Ganhador do prêmio nacional de história em quadrinhos da Catalunha, essa é uma versão em quadrinhos que ilustra a vida de Maria uma menina com autismo. Através da vida de Maria, seu pai, autor da obra, nos acerca um pouco mais a realidade de sua filha e da sua vida.

maria e eu

De fato, esse projeto revela ao leitor a importância de usar imagens claras e sintéticas para nos comunicar com pessoas com TEA (Transtorno do Espectro autista). Além de contar a história de Maria, relata também como é ter uma filha com o transtorno.

“O cérebro autista” de Temple Grandin

Outra grande história sobre o autismo, que rendeu além de livros um filme, consiste na história da cientista e revolucionaria Temple Grandin. Nesse livro você será introduzido a história de uma mulher do Colorado nos Estados Unidos. Onde que apesar das suas limitações foi capaz de fazer muitas coisas.

Temple Grandin

Decerto, a autora foi uma das primeiras pessoas com autismo em explicar a sua história através de um livro. Além de estar escrito em primeira pessoa a história reflete a união entre uma visão pessoal da autora e suas conquistas científicas. Este consiste como um perfeito exemplar para adentrar ao mundo do autismo através do ponto de vista neurológico.

“Uma mente diferente: compreendendo as crianças com autismo e síndrome de asperger” de Peter Szatmari

Finalmente, um dos livros mais explicativos sobre o TEA será o de Peter Szatmari, que nos submerge ao mundo do Transtorno do Espectro Autista e do Asperger. De acordo com o autor, investigador canadense sobre o autismo, para entender com pensam e sentem as crianças com autismo devemos entender algumas das suas principais características.

Assim sendo, o livro em realidade é uma espécie de manual que resolve todo tipo de perguntas pertinentes ao TEA. Nesse sentido pode servir como uma grande ajuda, tanto para os familiares, como para os docentes e profissionais que trabalham no setor.