As Crônicas de Narnia: uma incrível saga

As Crônicas de Narnia são uma coletânea de livros de ficção incrível criada por C. S. Lewis. De todas as famosas sagas de mundos fantásticos, Narnia é uma das mais famosas com 3 filmes de sucesso mundial.

A história de inicia com o primeiro livro da saga em ordem de criação, o leão, a feiticeira e o guarda-roupa. Dessa forma o livro narra a vida de 4 jovens e um mundo fantástico, tudo através de um viajem através de um guarda-roupa. Logo depois com os outros livros a saga continua com viagens extraordinárias, batalhas épicas e muitos acontecimentos com diferentes protagonistas.

Uma incrível história de crescimento

Provavelmente se você já leu alguma vez os livros das Crônicas de Narnia ou viu algum filme, é certo que você pode perceber que os protagonistas são normalmente crianças. Isso será explicado melhor depois no decorrer da trama.

Pode ser que talvez esta seja uma ideia nada particular, e quem sabe até um clichê. Porém o que sim tem muito sentido é que são muito mais profundas e incrivelmente honestas. Uma excelente qualidade do livro de C. S. Lewis é que o autor não cria uma história com reviravoltas e surpresas sem sentido. Ele não tenta enganar o leitor ao longo da história para logo revelar o segredo da trama no final. Em suma, C. S. Lewis nos indica aonde vai chegar e faz com que essa jornada seja muito especial.

As aventuras sempre evoluem

Umas das coisas que fazem com que o mundo que criou C. S. Lewis seja realmente fascinante é a capacidade de Lewis de manter a chama viva em Narnia. Podemos ver no decorrer da trama que Narnia está em constante evolução. Existem duas regras que regem Narnia e que permitiram criar um mundo muito mais rico e conectado. Depois de certa idade você já não pode regressar a Narnia e o tempo em Narnia passa muito mais rápido comparado ao tempo na terra. Por essa razão estas duas regras podem parecer básicas na superfície mas traem consequências muito importantes na hora de trabalhar as sequências. Dessa forma pelo limite de idade Lewis obrigava o leitor a se acostumar com novos personagens, com diferentes objetivos, qualidades e defeitos.

Provavelmente, esta seja uma das razões pelas quais todos os livros de Narnia são diferentes comparados entre si. Além do mais em cada história existe uma mudança de protagonista mas sem que o leitor se sinta traicionado. Mas a parte interessante desse fato é que os novos personagens possuem sempre verdadeiras questões para serem resolvidas.

Narnia é um lugar incrível

Existem poucos lugares com tanta magia, personagens interessantes e vilões terríveis como em Narnia. Desde o farol no qual Lúcia se encontra com seu amigo fauno, passando pelas fendas de Calormen, até as profundidades da terra inferior onde Eustáquio vai salvar o filho de um rei muito querido.

Já no livro o Sobrinho do Mago também conta com uma maneira brilhante da gênesis desse mundo, inclusive explica coisas tão importantes como a origem da feiticeira branca, do guarda-roupa do qual ingressam os irmãos Penvensie ao encantado mundo de Narnia.

Em qual ordem ler a saga de Narnia?

A ordem de leitura das Crônicas de Narnia depende muito do desejo do leitor de conhecer esse maravilhoso mundo. Você poderá optar por ler pela ordem cronológica que aconteceram os fatos na macro-história ou na ordem que C. S. Lewis produziu seu livro. Dessa forma as surpresas sobre a origem de Narnia e eventualmente o seu fim serão entendidos de uma maneira muito mais especial.