Posts Recentes

De fato a escrita foi uma das tecnologias mais brilhantes desenvolvidas pelo homem. Através dela podemos conectar diferentes gerações e ideais. Nesse contexto, a tecnologia moderna só pode seguir o seu rumo porque antes desenvolvemos um código de linguagem na qual poderíamos nos comunicar e desenvolver ideias mais complexas sobre a nossa própria realidade.

Na história do homem podemos citar muitos importantes escritores que contribuíram para a riqueza cultural e científica da sua época e que, em alguns casos, estão presentes nas nossas bibliotecas até hoje. Mas o que foi que tornou essas pessoas em referência bibliográfica para os novos escritores? Por que escrever pode ser considerada também uma forma de expressão artística?

Nesse artigo vamos falar sobre o caminho para se tornar um excelente escritor e como escrever pode mudar a maneira que você encara a vida. Talvez um diário ou quem sabe um blog pessoal, a escrita teve e sempre terá um papel importantíssimo na formação e desenvolvimento do homem.

Mais
Autor: Leonardo Torquato Carvalhais
Data da publicação: 4 de março de 2022

No artigo de hoje vamos adentrar ao mundo da literatura erótica com um livro que narra a realidade de muitas mulheres e famílias pelo mundo. Bom, mas antes mesmo de falar sobre a história autobiográfica da autora e a prostituição velada. Precisamos entender que a palavra sexo ainda segue sendo uma temática de muito tabu na literatura.

Por essa razão, a literatura erótica ou também literatura pornô ainda são gêneros literários muito pouco explorados. Desse modo trazemos O Amante, um livro que relata a história de uma menina que muito cedo teve que lidar com várias realidades, tais como: a desigualdade social, a prostituição e o preconceito.

Mais
Autor: Leonardo Torquato Carvalhais
Data da publicação: 17 de agosto de 2021

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta diretamente a vida da pessoa e dos seus familiares. Desse modo, como uma frequência de 1 autista para 270 pessoas no mundo. Deveríamos conhecer mais sobre esse transtorno é a melhor maneira de enfrentar os desafios dessa condição.

Nesse sentido, os livros são as melhores ferramentas para combater a falta de informação sobre o tema. Por isso que através deles nos aproximamos de realidades totalmente diferentes ou quem sabe, similares a nossa. Portanto, nesse artigo você encontrará alguns dos livros mais recomendados para entender melhor o que é o autismo.

Mais
Autor: Leonardo Torquato Carvalhais
Data da publicação: 30 de abril de 2021

De acordo com o autor Hal Elrod, existem algumas rotinas que podemos seguir e que servirão como uma excelente maneira de começar o nosso dia. Desse modo, no seu livro é possível encontrar uma filosofia de vida muito clara e direta e que nos incita a ser pessoas mais felizes e produtivas.

Assim sendo, para ter sucesso e descobrir a melhor versão de você mesmo é fundamental entender um das mais importantes premissas do livro. Ou seja, a responsabilidade da mudança real do nosso estilo de vida, depende inteiramente de nós. Desse modo, nossas ações, como utilizamos nosso tempo e nosso esforço, refletiram na maneira como enfrentamos os desafios da vida.

Mais
Autor: Leonardo Torquato Carvalhais
Data da publicação: 11 de fevereiro de 2021

Além de ser um dos livros mais completos sobre a filosofia de Baruch Spinoza. A Ética demonstrada Segundo a Ordem Geométrica, demonstra por meio de estruturas lógicas, a existência e o significado de Deus, a ideia de substância, alma, pensamento e razão. Desse modo, transformando Espinosa em um dos filósofos mais importantes da história como Nietzsche.

Nesse sentido e no contexto histórico que viveu seu autor, esse livro pode ser considerado um dos pilares da filosofia moderna com a pergunta pertinente: o que é ética? Por essa razão Spinoza, de origem judaica foi expulso da sua comunidade por causa das suas ideias. Logo, esse livro além de ambicioso encara também fortes críticas das concepções filosóficas mais tradicionais. Ou seja, a concepção e o entendimento do homem, de Deus e do universo.

Mais
Autor: Leonardo Torquato Carvalhais
Data da publicação: 18 de novembro de 2020

Com uma vida repleta de experiências extremas, Epicteto conhecido como um dos pilares do Estoicismo nunca públicou nenhuma obra. Contudo, um dos seus discípulos pode resumir todas as suas ideias e reflexões em um incrível manual.

Por essa razão, para você estudante de filosofia ou ser humano em formação, o Manual de Epicteto é uma das obras filosóficas que não pode faltar na sua biblioteca. Ou seja, através dele podemos entender como que um escravo romano do século I pôde superar as suas próprias limitações. Mas também como a sua vida influenciou a sua forma de pensar e entender a vida.

Mais
Autor: Leonardo Torquato Carvalhais
Data da publicação: 25 de setembro de 2020

As Crônicas de Narnia são uma coletânea de livros de ficção incrível criada por C. S. Lewis. De todas as famosas sagas de mundos fantásticos, Narnia é uma das mais famosas com 3 filmes de sucesso mundial.

A história de inicia com o primeiro livro da saga em ordem de criação, o leão, a feiticeira e o guarda-roupa. Dessa forma o livro narra a vida de 4 jovens e um mundo fantástico, tudo através de um viajem através de um guarda-roupa. Logo depois com os outros livros a saga continua com viagens extraordinárias, batalhas épicas e muitos acontecimentos com diferentes protagonistas.

Mais
Autor: Leonardo Torquato Carvalhais
Data da publicação: 17 de julho de 2020

Um best seller real, que apresenta sentimentos, experiências e sonhos de uma adolescente alemã judia, que foi obrigada a viver enclausurada em um esconderijo, com seus pais e mais quatro judeus, durante dois anos, no período da Segunda Guerra Mundial. O diário de Anne Frank transcorre de 1942 a 1944, quando os oito judeus foram descobertos pelos nazistas no anexo secreto do escritório de seu pai, na Holanda.
Este livro é conhecido em todo o mundo e foi publicado pela primeira vez em 1947. A escrita original pode ser vista no Museu Casa de Anne Frank, que é o local exato onde viveram escondidos, em Amsterdã. No Brasil, o diário foi publicado pela editora Record e traz diferentes edições, inclusive ampliadas. Uma leitura altamente recomendável, para quem deseja ampliar sua consciência histórica e ir além dos fatos frios e numéricos que podem ser apresentados num livro didático. A atualidade do relato de Anne é incontestável ainda hoje e, certamente, servirá de lição para muitas gerações.

Mais
Autor: Leonardo Torquato Carvalhais
Data da publicação: 16 de abril de 2020

O mais famoso livro do autor alemão Patrick Süskind já conseguiu prender a atenção de milhares de pessoas em todo o mundo. A inusitada história de um órfão do século XVIII, chamado Jean Baptiste Grenouille, que nasceu com um dom e uma maldição olfativa, foi traduzido para nada menos do que quarenta idiomas desde o seu lançamento. O livro O Perfume: História de um assasino é considerado uma obra prima da literatura internacional e foi publicado no Brasil pela editora Record e traduzido por Flávio R. Kothe.
Na sua vida profissional, Patrick Suskind não viria a ter tanto êxito quanto segue obtendo com a história desse assassino enigmático. O livro O Perfume foi adaptado para o cinema e, mais recentemente, para uma série. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer esse grande romance, aproveite que preparamos algumas informações para você decidir por onde começar. Se você curte suspense e uma história intrincada e muito bem escrita, sem dúvida O perfume é uma boa pedida de leitura, sessão de cinema ou maratona de série.

Mais
Autor: Leonardo Torquato Carvalhais
Data da publicação: 16 de abril de 2020

O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings) ganhou grande sucesso no cinema, mas você sabia que se trata de uma obra épica escrita entre 1937 e 1949? Sim, os livros, que somente foram mundialmente conhecidos com os filmes, foram escritos pelo britânico J. R. R. Tolkien e publicados pela primeira vez entre 1954 e 1955. A saga vivida na Terceira Idade do Sol da Terra Média é uma trilogia de mais de 1200 páginas que já vendeu, nada menos que, 160 milhões de cópias em mais de 40 idiomas.
A obra de Tolkien tem três volumes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei, assim como foi mantida na versão adaptada por Peter Jackson para o cinema. O que muita gente também não sabe, é que O Senhor dos Anéis não é o começo da saga literária, antes dele Tolkien escreveu O Hobbit, publicado em 1937. Esta obra lhe rendeu o prêmio de melhor ficção juvenil pelo jornal New York Herald Tribune, dos Estados Unidos, naquela época.
Preparamos um resumo de cada um dos livros dessa saga literária para inspirar sua leitura. Se tanta gente já leu, certamente, essa é uma boa pedida para ampliar sua lista de best sellers preferidos.

Mais
Autor: Leonardo Torquato Carvalhais
Data da publicação: 16 de abril de 2020