Resenha: A Canção de Aquiles - Madeline Miller

03/01/2017

 A Canção de Aquiles
Um Romance Histórico Baseado na Ilíada de Homero
Madeline Miller
Ano: 2013 / Páginas: 392
Idioma: português 
Editora: Jangada
Baseada na Ilíada, esta obra é uma reconstituição da épica Guerra de Troia. O tímido príncipe Pátroclo é exilado no reino de Fítia, onde cresce à sombra do rei Peleu e de seu extraordinário filho, Aquiles. Apesar de suas diferenças, os meninos logo se tornam companheiros inseparáveis. Os laços entre eles se aprofundam à medida que se tornam adolescentes e hábeis nas artes da guerra e da medicina - para desagrado e irritação da mãe de Aquiles, Tétis, uma cruel deusa marinha que odeia os mortais. Quando se espalha a notícia de que Helena de Esparta foi raptada, os homens da Grécia, ligados por um juramento de sangue, têm de partir para invadir Troia e salvar Helena. Seduzido pela promessa de um destino glorioso, Aquiles junta-se à causa. Pátroclo, dividido entre o afeto e o temor por seu amigo, acompanha-o. Mal sabem eles que os deuses do destino os colocarão à prova como nunca antes, exigindo deles um terrível sacrifício.

Olá!

Eu já comecei a ler sabendo como a historia terminava, afinal eu conheço a história da Ilíada e o episodio da “Ira de Aquiles”, e o que o ocasionou. Então, tem um baita spoiler nessa parte.

A história é narrada pelo Pátroclo, desde a infância. Ele conta sobre o seu exílio e como foi parar no reino de Fítia, onde conheceu Aquiles e se tornou o seu melhor amigo (e outras coisinhas mais...). A história vai sendo contada em primeira pessoa pelo personagem, com destaque sempre para Aquiles, Pátroclo funciona mais como uma sombra do amigo, não que ele se importe com isso, e seguindo sempre as lendas sobre o personagem mítico até a famosa guerra de Tróia.

Como eu torci pelo Pátroclo!! Que personagem maravilhoso. Apesar de viver à sombra do amigo famoso, o escolhido dos deuses, e com quem não há nem comparação possível, Patroclo procurou sempre fazer o seu melhor, dentro das duas possibilidades e teve papel importante no desfecho da guerra (vide o episódio da “Ira de Aquiles”). A autora procurou explorar um romance entre os personagens, que sempre foi insinuado pelas lendas (mas nunca confirmado), então além de uma história de guerra é também uma bonita história de amor. Recomendo e prepare os lenços para grandes emoções.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados