Resenha: O Feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin

16/11/2016

O Feiticeiro de Terramar
Ciclo Terramar # 1
Ursula K. Le Guin
Ano: 2016 / Páginas: 176
Idioma: português 
Editora: Arqueiro
Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.
Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.
Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.

Olá!

O Feiticeiro de Terramar é o primeiro volume da série Ciclo Terramar, que conta a história de Ged, um jovem que se transformará em um poderoso feiticeiro. O livro foi publicado originalmente em 1968, onde se tornou um clássico da literatura de fantasia, e quando a Editora anunciou o lançamento, estava bem curiosa para conferir essa história.

Impossível não se recordar da história de Harry Potter, já que a história de Ged se assemelha com a de Harry em muitos aspectos, mas o livro é o predecessor, então tem muito para conferir nessa história.

Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.

Como muitos adolescentes, Ged é arrogante, e muito confiante em seu poder, por isso, acaba tomando atitudes que colocam muitos em risco. Na primeira parte da história, conhecemos um pouco desse lado do protagonista, que sabendo do grande poder que tem, acaba usando-o sem sabedoria. Ged é treinado por um poderoso e recluso mago, e depois, estuda em uma escola de magia. Um ponto diferente na trama, é que os magos/feiticeiros são tratados como uma profissão, onde muito os contratam para segurança das embarcações ou até mesmo para proteger os vilarejos. Como o mundo de Le Guin é repleto de ilhas, faz-se necessário o uso constante de viagens marítimas, onde a presença de um mago é de extrema importância para sobrevivência de todos.

Para mostrar que é melhor que um dos alunos da escola, Ged acaba liberando alguém dos mundo dos mortos muito poderoso, e sem nome. Mais uma vez, a presença dos nomes das coisas no universo de Le Guin é muito importante, e uma vez que esse ser não tem nome, ninguém pode controla-lo.

Na segunda parte da história, é onde temos o amadurecimento de Ged, onde a trama é muito mais que uma história de uma caça a um ser das trevas. A história é sobre o amadurecimento de um jovem muito poderoso, que devido a arrogância, acaba fazendo algo impensado, e esse personagem precisa vencer os próprios medos para conseguir descobrir como acabar com esse demônio.

Confesso que tive certa dificuldade para ler o livro, pois o ritmo da trama é lento, e em vários momentos, fiquei tentada a deixar de lado. Mas é uma história que envolve, e ainda bem que continuei, pois trouxe uma trama diferente das histórias de fantasia que já li, onde me lembrou os enredos clássicos da história fantástica.

É um livro que vale a pena ser lido, mesmo com o inicio um tanto lento. Com certeza, vai conquistar ainda mais fãs.

Ana Carla

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados