Resenha: As Vidas Impossíveis de Greta Wells - Andrew Sean Greer

12/09/2016

Três vidas... Uma escolha
Andrew Sean Greer
Ano: 2016 / Páginas: 256
Idioma: português 
Editora: Jangada
Durante um tratamento psiquiátrico após perder seu irmão e o rompimento de seu relacionamento, Greta Wells se vê transportada para vidas que poderia ter tido se tivesse nascido em épocas diferentes. Sua consciência se alterna entre seu próprio tempo e sua vida em 1918, em que trai o marido, e outra em 1941, em que é mãe e esposa devotada. As três vidas de Greta são repletas de tensões familiares e escolhas difíceis. Cada realidade tem suas perdas, recompensas e desafios. Será que são efeitos do tratamento ou ela realmente está vivendo essas vidas? E se Greta descobrir como permanecer em um dos outros mundos, em qual época ela vai querer ficar?


Oi Gente!!

“É quase impossível capturar a verdadeira tristeza; é uma criatura das profundezas que não pode jamais ser vista. Digo que me lembro de ficar triste, mas na verdade só me lembro das manhãs quando aquela pessoa na cama — a pessoa dentro da qual eu estava contida — não conseguia acordar, nem trabalhar, nem mesmo fazer as coisas que ela sabia que a salvariam (...)”

Greta Wells sofreu junto com seu irmão gêmeo uma morte lenta e dolorosa, seu amor Nathan não aguentou a barra e arrumou uma amante. Logo após a morte de Felix, Nathan abandona de vez Greta. A saudade do irmão gêmeo e a decepção com Nathan a levam à um estado profundo de depressão onde remédios não ajudavam. O ano é 1985 e os psiquiatras usavam como recurso a terapia de choque. Ela tenta porque a dor é grande demais.

“O doutor Cerletti pensou cuidadosamente antes de responder. — De maneira nenhuma, senhorita Wells. O que mudou você foi a depressão, e o que estamos tentando fazer é trazê-la de volta.
— Traga-me de volta.”

No entanto algo extraordinário acontece, durante a sessão a mente de Greta viaja para sua vida em 1918, onde seu marido Nathan está na guerra e seu irmão está vivo, mas ela também está passando por uma depressão e tratamento de choque, não para por aí, em outra sessão, ela vai parar em 1941, onde é a esposa devotada de Nathan e ambos possuem um filho Félix. Seu irmão também está vivo.

“O IMPOSSÍVEL ACONTECE PELO MENOS UMA VEZ PARA CADA UM DE NÓS.”

Fiquei no começo impressionada com a delicadeza do autor ao tratar de algo que nem mesmo quem sente sabe ao certo como lidar. Ele segue uma linha em que as três Gretas conseguem se ver em outras vidas e com isso sob novos pontos de vista, se redescobrem enquanto pessoas e tentam mudar a vida da Greta em que estão vivendo no momento.

Não é um livro de ação, está mais para reflexão... E se algo impossível acontecesse? Chega a ser um pouco mágico, mas simples.

Gostei muito do livro, me fez refletir e como acho que essa era a intenção do autor, fico feliz por ter a oportunidade de ler esta história.

Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

3 comentários :

  1. Oi, Elis!
    Não leio um livro de reflexão há um bom tempo, mas achei interessante a trama de As Vidas Impossíveis de Greta Wells, não o conhecia mas vou colocá-lo na minha lista de leitura... Valeu pela dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Achei legal essa ideia das vidas, abre espaço pra reflexão mesmo e dá uma certa angustia acompanhar sabendo que não é bem assim, ficar pensando no que poderia ter sido...
    Acho que iria gostar de ler. Parece o tipo de livro que gosto.

    ResponderExcluir
  3. Essa história me chamou muito a atenção na época do lançamento. Delírio, remédios ou o que seja, dão a Greta a oportunidade de se ver em novas vidas. É como vc disse: a delicadeza da escrita, uma história pra se refletir, frases que te fazem pensar por horas. Andrew entrou pra minha lista de queridinhos.
    Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Atenção

Oi gente, o blog ganhou um layout novo e como eu migrei do wordpress para o blogger, os posts antigos estão muito bagunçados. Toda mudança gera uma bagunça e não seria diferente por aqui.
Irei arrumando os posts sempre que eu tiver um tempinho, conto com sua compreensão.

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados