Resenha: Os Humanos - Matt Haig

04/07/2016

Matt Haig
Ano: 2016 / Páginas: 312
Idioma: português 
Editora: Jangada
Quando um visitante extraterrestre chega à Terra, suas primeiras impressões da espécie humana são pouco positivas. Ao assumir a forma do professor Andrew Martin, da Universidade de Cambridge, o visitante está ansioso por cumprir a tarefa macabra que lhe foi incumbida e voltar rapidamente para seu planeta. Ele se sente enojado pela aparência dos humanos, pelo que eles comem e por sua capacidade de matar e guerrear. Mas, à medida que o tempo passa, ele começa a perceber que pode haver mais coisas nessa espécie do que havia pensado. Disfarçado de Martin, ele cria laços com sua família e começa a ver esperança e beleza na imperfeição humana, o que o faz questionar a missão que o levou à Terra.

Olá!

Confira a resenha do livro Os humanos, do autor Matt Haig, publicado pela editora Jangada.

Um extraterrestre chega à Terra. Para realizar a missão a que está incumbido, assume a forma de um eminente matemático e professor universitário, Andrew Martin que estava prestes a fazer uma descoberta na área da tecnologia que mudaria o “entendimento da raça humana”, colocando-a em perigo.

Era imperioso que Andrew (et) realizasse o trabalho de exterminar tudo o que se relaciona à descoberta do eminente matemático sobre o enigma de Riemann.

Era difícil para o recém chegado a adaptação aos humanos. Começa imitando-os. Passa por inusitadas experiências em relação à fala, vestuário e alimentação humanas. A aparência deles o incomoda muito. Ele vê defeito em tudo.

Pior ficou ao conhecer Isobel, a esposa, e Gulliver, filho do professor. Foi morar com ambos e percebeu, com o passar dos dias, que o casamento deles estava no fim.

Percebe-se isso no tratamento de Isobel em relação a Andrew (et) enquanto este tentava destruir qualquer registro da solução do problema matemático e matar qualquer pessoa que possa saber sobre a possível solução.

De acordo com sua lógica, mataria Isobel e o filho Gulliver, pois era certo que o enigma de Riemann se manteria insolúvel. Ele chegaria a tanto?

Andrew (et) acaba recuperando os laços familiares que Andrew havia destruído. Percebe que se por um lado, a raça humana é violenta e vingativa, por outro, é solidária .
Descobre a arte, a poesia, a música. Começa a apreciar os humanos e a entender os múltiplos aspectos de sua natureza, seus conflitos internos, suas inseguranças. Andrew acaba se distanciando de seus reais objetivos, cometendo um erro de cujas consequências não poderá fugir.

Narrado em primeira pessoa pelo (POV) ponto de vista do extraterrestre. Uma trama interessante. A diagramação é agradável à leitura e a capa é bem significativa.

É um livro,podemos dizer de ficção existencialista, que apresenta a complexidade humana e a beleza da vida.

Rosana Gutierrez

Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

4 comentários :

  1. Gosto desses livros com extraterrestres descobrindo a Terra, bem interessante ver a maneira como enxergam nosso povo e nossos costumes, quero muito ler, a obra parece carregar muitas reflexões

    ResponderExcluir
  2. Ele me pareceu um livro bem poético e cheio de reflexões bonitas sobre a vida e nossos sentimentos, a relação que temos uns com os outros e etc. Parece ser bom pra pensar sobre essas coisas e a narrativa dele é fofa e rica, muito bem feita. Fiquei de ler, ainda não deu...Mas quero ver como é essa história.

    ResponderExcluir
  3. Eu quis e quero o livro desde o lançamento. A sinopse e a capa me chamaram a atenção. Não que eu acredite piamente em vida extraterrestre, mas não sou egoísta a ponto de achar que estamos sozinhos nesse mundão hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Legal!
    Totalmente diferente do que estou lendo ultimamente, e me deixou com muita vontade de lê-lo!
    Quero saber mais sobre extraterrestres, tenho amigos que amaaaaam o assunto! rs
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Atenção

Oi gente, o blog ganhou um layout novo e como eu migrei do wordpress para o blogger, os posts antigos estão muito bagunçados. Toda mudança gera uma bagunça e não seria diferente por aqui.
Irei arrumando os posts sempre que eu tiver um tempinho, conto com sua compreensão.

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados