Resenha: O Caderninho de Desafios de Dash e Lily - David Levithan / Rachel Cohn

18/07/2016

O Caderninho de Desafios de Dash e Lily
David Levithan
Rachel Cohn
Ano: 2016 / Páginas: 256
Idioma: português 
Editora: Galera
O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.
Ciao!!
 Nós SOMOS a história das nossas vidas. E o caderninho vermelho é para contarmos esta história. O que, no caso de vidas, é o mesmo que contar a verdade. Ou o mais próximo disso que conseguirmos chegar” (p.192)
- Como já disse outras vezes, sempre enfrento problemas nos livros do David Levithan com a Rachel Cohn. Ora é o ritmo. Ora é antipatia descarada por algum personagem (sim, Naomi, é você mesma!). Por isso dos três, este foi o que fluiu melhor comigo (ficando atrás apenas do Invisível, escrito com a Andrea Cremer). Porque gostei de mais elementos na trama, além de ter me identificado com o espírito antinatalino do Dash e o motivo que o tornou assim.

- Não é perfeito. Você provavelmente vai reclamar do excesso de infantilidade de Lily em alguns momentos (muito me incomodou a forma como a família lidou com a "Escandalily", sem reparar que só serviu para piorar o problema). E se for uma pessoa que sente muito o excesso de felicidade "para Inglês ver" das festas de fim de ano (como eu), talvez ficará enjoada com o amor declarado de Lily pelo Natal (sim, é implicância, mas pode acontecer). Por outro lado, você também pode ficar cismado com a forma desesperançosa com que Dash vê o mundo. Ou considerar pretensioso um adolescente apaixonado pelas palavras, desiludido com os seres humanos que fique questionando tanto tudo o que parece "senso comum" para as demais pessoas, baseado no que apreendeu especialmente através de livros e não por experiência própria. 
 Acreditamos nas coisas erradas (...) É isso que mais me frustra. Não a falta de crença, mas a crença nas coisas erradas. Você quer sentido? Os sentidos estão por aí, mas somos bons em lê-los da forma errada” (p. 87)
- Como costumo dizer sempre, se tem David Levithan no meio, sou suspeita para falar. Achei intrigante a premissa de duas pessoas se relacionarem por meio de mensagens deixadas em um Moleskine por diferentes lugares de Nova York. Em uma época onde as pessoas interagem por smartphones cada uma no seu canto, uma caça ao tesouro, no caso um caderninho, inspirada em uma tentativa de encontrar alguém com gostos iguais me soou como uma ideia interessante. Talvez eu tiraria uma ou outra coisa, mas sou apenas uma leitora no modo pitaco. Não é uma história que me pertença para mudar. Só para me entreter e falar sobre ela para que outras pessoas queiram lê-la ou não.

- E cá entre nós, estamos falando de adolescentes. Se você está na adolescência, ouça quem já passou por isso, querido padawan: o tempo é o senhor da razão. Já você que passou desta fase, lembra como tudo era gigante, para bem ou para mal? A tristeza, o amor, as dificuldades na escola, o relacionamento com a família, a aceitação no grupo de amigos... Todas as experiências eram intensas e reveladoras. Então, coloquei neste balaio muito do que é contado e revelado pelos protagonistas - ou sobre eles ou como são vistos nos núcleos sociais onde estão inseridos (mesmo que pensem o contrário). 
 - O que quero dizer – explicou Sofia – é que quando as pessoas dizem pessoa certa, hora errada ou pessoa errada, hora certa, normalmente é pura desculpa. Elas acham que o destino está brincando com elas. Que somos todos apenas participantes desse reality show romântico que Deus se diverte assistindo. Mas o universo não decide o que é certo e o que não é. Você é quem decide”. (p.235)
- Ao que tudo indica, teremos sequência chegando às livrarias neste ano. Agora é esperar para ler.

Série Dash & Lily:
Dash & Lily’s book of dares – O caderninho de desafios de Dash & Lily
The twelve days of Dash & Lily – lançamento previsto para outubro deste ano

Bacci!!!
Beta Oliveira

Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

4 comentários :

  1. Não sei não. Não cheguei a ler outros com essa autora, deles dois juntos, mas vejo muita gente falando que é fraquinho mesmo. Aquele de Invisível gostei muito, o ritmo e personagens me prenderam e acho que a mistura com outro escritor funcionou. Mas esse outro da Naomi já não gostei muito da personagem pelo que vi falando dela. Não sei se iria curtir também. Esse me chamou atenção pela ideia e pelo autor, que gosto muito. Me pareceu uma boa história, melhor que o outro que vi dele com essa autora. Mas também rola muito comentário negativo e me desanima pra ler. Sei lá se pego tão cedo...
    E não sabia que tinha uma continuação! Agora é que não leio mesmo, até sair esse outro xD

    ResponderExcluir
  2. Eu costumo gostar dos livros do David, mas sempre que tem alguma parceria parece algo incompleto, como esse livro, que achei a premissa bem interessante, fiquei curiosa para saber sobre os desafios e a aproximação dos personagens, mas os personagens aparentam ser bem infantis e isso me incomoda muito, por fim não sei se leria, mas amei a resenha

    ResponderExcluir
  3. Vc é corajosa pq me prometi, logo no primeiro livro de parceria entre os dois, não ler mais nenhum. Apesar de tudo ser fofinho, bonitinho, não consigo simpatizar com os personagens.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito da ideia do livro, porém, fico receosa, pois os livros que li do Levithan, e aquela da Noemi e Ely, achei muito infantil e bobinho também kkkkk uns dramas nada a ver kkkk
    Sei lá, deve ser a cultura deles que é bem diferente da nossa aqui, só sei que to curiosa pra ler esse do caderninho, parece ser fofinho e divertido em algumas partes!
    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados