Resenha: O Chamado do Cuco - Robert Galbraith

27/06/2016

Cormoran Strike # 1
Robert Galbraith (J.K. Rowling)
Ano: 2013 / Páginas: 448
Idioma: português 
Editora: Rocco
Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.
Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O Chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

Ciao!!

- Momento ostentação: MATEI A CHARADA SOZINHA! (reflexo dos anos de revolta lendo e levando rasteira da Agatha Christie). Claro que a intuição veio antes de compreender a motivação, mas OK. Me sinto a melhor das pseudoaprendizes de Miss Marple quando isso ocorre!

- Indo ao que interessa: o livro tem uma vibe bem Agatha Christie, no sentido de observação de um quadro exposto em partes conflitantes onde todos os detalhes fazem diferença. A supermodelo Lula Landry morreu após cair da janela no prédio em área de milionários onde morava. Após uma investigação acompanhada tipo BBB pela mídia, a polícia decretou que tinha sido suicídio. No entanto, o irmão de Lula, John Bristow, acreditava piamente na hipótese de assassinato e contratou o detetive particular Cormoran Strike para buscar evidências que comprovassem isso.

- Em meio ao caos da vida pessoal, após o rompimento de um relacionamento desgastado (o que não tornou o fim menos doloroso), os traumas de sua vida pessoal (filho de um roqueiro celebridade com uma groupie) e profissional (ele era da polícia militar e deixou o Exército após perder meia perna em uma explosão no Afeganistão. Isso ainda não estava concluído na mente dele. Para agravar, não estava no melhor momento como detetive), Cormoran ainda tinha que resolver o dilema do que fazer com a secretária. Ele não tinha condições de bancar uma funcionária, no entanto Robin Ellacott se revelou um achado, que entendia exatamente o que ele precisava – em alguns casos, antes mesmo de ele perceber.

- No entanto, ao receber uma pessoa com quem ele teve uma ligação na infância, Cormoran resolveu aceitar remexer no caso. Entre testemunhas cooperativas, “aparecidas”, interesseiras, mentirosas, criativas, omissas e reticentes, ele se embrenha em uma trama de perdas, busca da própria identidade, racismo, inveja, beleza, feiura, fama, perseguição, excessos, autodestruição, vidas vazias, drogas, fachada, ambições, ganância, sonhos, maldade e, talvez, com sorte, um pingo de afeto legítimo. Histórias que se contradizem. Relatos que omitem e – ao mesmo tempo – revelam o que não querem. Pessoas que insistem que nada sabem e terminam sendo vitais.

- Ao atender ao chamado do cuco (aliás, título genial para que, como o Capscolé, entendeu a referência), Cormoran vai desmontar uma história que parecia fechada, mas que ainda clamava por ser revelada da forma correta. E é uma pena que não posso falar mais sobre ele! Ah, uma última coisa, se você for como eu e ainda não tiver lido e gostar de livros policiais, pode pegar e se divertir sem medo. Já estou de olho comprido no próximo (que já morava na pilha) e aguardando o lançamento do terceiro no Brasil.

- É o primeiro da série sobre as investigações de Cormoran Strike. Eis os livros já lançados:
1. O chamado do cuco – The cuckoo’s calling 
2. O bicho-de-seda – The Silkworm 
3. Vocação para o mal – The Career of Evil (lançamento neste mês)

Bacci!!!
Beta Oliveira

Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

3 comentários :

  1. É um livro que vejo sendo muito elogiado e quem gosta desse tipo de história pode ir mesmo sem medo porque vai ter coisa boa. Mas confesso que ele não me chamou muita atenção pra ler. Acho que por ser tão denso e ainda uma série. Sei lá, deu uma desanimada =/

    ResponderExcluir
  2. Bom, nunca li nada da JK... não li/assisti HP, mas é que a série não me chama a atenção mesmo. Gosto do enredo de O Chamado do Cuco. Penso em começar por um livro que seja fora desse mundo de HP, quem sabe eu não comece por esse.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li essa série da J. K., ameeeei Harry Potter, mas sempre acabo por postergar a leitura.
    Quero ver se leio os livros logo pra um desafio literário que estou participando.
    Que bom que matou a charada, adoro quando isso acontece!
    Fico imaginando quem matou essa modelo e que fatos se sucederam para acharem que foi suicídio.
    bjão
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados