Resenha: A Guardiã de Histórias - V. E. Schwab

13/06/2016

The Archived # 1
V. E. Schwab
Ano: 2016 / Páginas: 322
Idioma: português 
Editora: Bertrand Brasil
Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras.
Cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui, os mortos são chamados de Histórias, e o vasto domínio em que eles descansam é o Arquivo.
Mackenzie Bishop é uma implacável Guardiã, cuja tarefa é impedir Histórias geralmente violentas de acordar e fugir do Arquivo. Naqueles domínios, os mortos jamais devem ser perturbados, mas alguém parece estar, deliberadamente, alterando Histórias e apagando seus trechos essenciais. A menos que Mac consiga juntar as peças restantes, o próprio Arquivo sofrerá as consequências.


Sai da minha zona de conforto literário e me surpreendi. Fiquei encantada em como uma autora pode fazer mágica com as palavras. No começo me lembrou do filme Os agentes do destino, mas com seu próprio universo único.

A guardiã de Histórias é como uma profissão, passada pelas gerações para cuidar de um lugar que existe para que as histórias das pessoas sejam preservadas. Cada uma parece um livro em uma prateleira. E o mundo como conhecemos fica dividido:

"O Exterior, com o qual você não gasta muito fôlego porque é tudo que está ao nosso redor, o mundo normal, o único que a maioria das pessoas vai conhecer a vida toda.
Os Estreitos, um lugar de pesadelo, uma porção de corredores manchados, com sussurros distantes, portas e uma escuridão densa como camadas de poeira engordurada.
E o Arquivo, uma biblioteca dos mortos, vasta e acolhedora, madeira, pedra e vidro colorido e, por todo o lugar, uma sensação de paz."

A família de Mackenzie está passando por um grande sofrimento, seu irmão caçula Ben faleceu e como uma tentativa de seguir adiante, seus pais decidem se mudar. Acabam no antigo hotel Coronado que virou um prédio residencial, mas o que seria um recomeço para Mackenzie enquanto guardiã de Histórias, vira uma sucessão de mistérios, dramas e perigos.

Não tem como explicar muito sobre a história porque posso acabar soltando spoilers, mas tenho que confessar que foi uma surpresa muito agradável ler essa história. O jeito que ela foi contada é de tirar o fôlego, o universo criado é muito bem construído, o mistério bem feito e bem explicado.

Não acho que seja uma história que agradaria qualquer leitor, mas recomendo a leitura porque foge do comum sem ser chato enquanto mostra que a maioria dos problemas da humanidade são em sua maioria, desejos egoístas.

A Guardiã de Histórias (The Archived)

A Guardiã de Histórias - The Archived (#1) 
The Unbound (#2) 
Leave the Window Open (#2.5) 
The Returned (#3)

Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

4 comentários :

  1. Esse não foi um livro que me chamou atenção de cara. Só que as resenhas estão me deixando curiosa por falarem que ele foge do comum mesmo, que é uma narrativa diferente e que prende e etc. Talvez acabe lendo por isso, me chamou atenção todo esse "amor" por ele. Alguma coisa ali foi bem feita pra gostarem tanto...

    ResponderExcluir
  2. Este livro vem sendo comentadíssimo! Me lembrou um pouco o doador de memórias com isso de o dom passar de geração pra geração. Mas, olha, venho me surpreendendo bastante com os elogios, tanto a história como pra autora. Já tá na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. O livro me chamou muita atenção principalmente por mostrar um novo mundo. Só não vou ler o livro agora porque ele faz parte de uma serie e não tenho paciência para esperar. Deixo para ler depois que todos os livros forem lançados.

    ResponderExcluir
  4. Eu amei a premissa assim como a capa lindérrima!!!
    Todas as resenhas que li foram bem positivas e fiquei curiosa pra saber das almas e toda esse envolvimento literário, que coisa mais linda de ler! rsrsrs
    já quero!
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados