Resenha: Resta Um - Isabela Noronha

25/05/2016

Resta Um
Romance
Isabela Noronha
Ano: 2015 / Páginas: 304
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras
Lúcia é uma professora respeitada no curso de matemática da Universidade de São Paulo e sempre enxergou a vida por meio dos números. Porém, quando sua única filha desaparece sem deixar rastros, seu pensamento racional será abalado para sempre. Anos depois do sumiço da menina, a vida da professora desmoronou, ainda que, em nenhum momento, ela tenha perdido a esperança de encontrar a filha, Amélia. Sem a ajuda do ex-marido ou da polícia, ela luta como pode. E eis que a chegada
de um e-mail parece conter, por fim, a pista certa de alguém que conhece o paradeiro da menina. Com um ritmo incrível e uma escrita cristalina, a autora deixa o leitor absolutamente envolvido nessa trama misteriosa e angustiante.


Olá!

Confira a resenha do livro resta um, da autora Isabela Noronha.

Lúcia é professora na universidade. É obcecada com seu trabalho. É casada com José , tranquilo. Eles tem uma filha de 12 anos, Amélia, que por conta da rigidez da mãe, é mais próxima do pai. Seus pais a chamam de Linha.

Amélia vai para uma festa na casa de sua amiga Bruna e nunca mais é vista.

Lúcia e José se desesperam e passam a procurá-la. Anos se passam e Lúcia continua firme em sua busca, obcecada. Nunca achando que não encontrará Amélia..

A história é contada intercalando o passado, quando Amélia some, o que acontece em 2012 com Lúcia e José e um terceiro momento, não muito claro a época, mas também de suma importância.

Lúcia abandonou tudo o que ela era e vive à sombra da profissional que era. Em um determinado momento, ela e José se separam, mas continuam em contato. Lúcia criou um site de desaparecidos.

A autora cria um clima tenso, onde você luta junta para descobrir o que aconteceu. Lúcia é uma personagem que mesmo passando por essa dor inimaginável, não gerou simpatia. Mas sua obstinação é o fio condutor dessa trama. Capítulo a capítulo o quebra-cabeças vai tomando forma.

Eu desconfiei, em determinado ponto, do que poderia ter acontecido, mas acredito que é o hábito de ler esse gênero e ser muito detalhista ao ler. Mas o que aconteceu mesmo não dá para adivinhar, até quando tudo é revelado.

A história é boa, bem escrita e mantém a atenção do leitor. Mas faltou um pouco de emoção sincera nas personagens, talvez um pouco mais de profundidade. O final gera um certo desconforto, mas acredito que isso foi exatamente o que a autora quis provocar.

A capa me deu impressão de ser carvão  esse preto, e achei bem significativa. Diagramação e papel agradáveis à leitura. 

Recomendo.

Rosana Gutierrez

Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

5 comentários :

  1. Já vi algumas resenhas dele, mas não tive muita vontade de conferir. Apesar de parecer ser bom e bem escrito. Mas esse final dele foi o que mais vi gente comentando...será que é bom? Essa coisa do desconforto é o que me deixou mais pé atrás pra ler. Medo de decepção....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, ficou muito boa, também li o livro e tive algumas impressões como você.

    Passa lá
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Curto esse gênero mas confesso que a trama não despertou meu interesse e nem minha curiosidade em relação ao mistério que envolve o desaparecimento de Amélia, por isso dificilmente eu leria Resta Um...

    ResponderExcluir
  4. Personagem que se torna detetive pelas circunstâncias já acho que é forçar a barra um pouco. Não sei, mas, pelo menos eu, não saberia como fazer pra encontrar pistas, principalmente se tratando de um filho. Mas eu curti todo esse mistério e fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  5. Este livro ainda não despertou meu interesse, que sabe mais para frente e esta historia do final me deixou mais receosa ainda. Bjos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Atenção

Oi gente, o blog ganhou um layout novo e como eu migrei do wordpress para o blogger, os posts antigos estão muito bagunçados. Toda mudança gera uma bagunça e não seria diferente por aqui.
Irei arrumando os posts sempre que eu tiver um tempinho, conto com sua compreensão.

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados