Resenha: First Light - Rebecca Stead

06/05/2016

First Light
Dois Mundos, Um Segredo
Rebecca Stead
Ano: 2010 / Páginas: 340
Idioma: português 
Editora: Editora iD
Peter está entusiasmado - vai embarcar em uma expedição para a Groenlândia, onde seu pai estudará efeitos do aquecimento global. Terá de deixar a escola de lado, guiar um trenó puxado por cães e - o principal - compartilhar várias aventuras com o pai. Thea vive em uma comunidade sob o gelo, no extremo norte do planeta, sonhando em ver a luz do sol. Seu povo foi obrigado a fugir da Inglaterra e a se refugiar em um mundo secreto. O que pode haver em comum entre os mundos destes dois jovens?

Oi,

Comprei esse livro numa promoção na Livraria Cultura, era um bota-fora da editora e estava bem baratinho. Só fiquei esperando uma ocasião propícia para a leitura, e com esse calorão que está fazendo nesse outono, nada melhor para ler do que um livro que se passa no frio, mais precisamente, na Groenlândia, com neves e geleiras mil para todos os lados. È o paraíso!!

Peter mora em Nova York e ele e a família vão para a Groenlândia com o pai, que vai realizar algumas pesquisas de campo sobre o derretimento das calotas polares. Ele fica lá naquele frio intenso, cercado de neve e tempo inóspito com os cachorrinhos que puxam os trenós e de vez quando faz uns passeio na imensidão gelada. Morri de inveja. Affff...

Thea é a outra parte da história, a menina vive num mundo subterrâneo, que é como uma grande rede de cavernas que existe na Groenlândia. O povo dela fugiu da Inglaterra devido a perseguições e acabou parando por lá e construíram esse mundo onde vivem com uma tecnologia construída e desenvolvida por eles, e sem ver a luz do sol há muitos e muitos anos.

O caminho dos dois se cruzam quando a Thea se rebela contra as normas desse mundo e decide arrumar um caminho de fuga para o mundo exterior.

Olha, a história tinha fôlego para se tornar uma daquelas séries intermináveis e distópicas, mas não é nada disso. É uma aventura juvenil muito boa, sem romance e nem casaizinhos cheios de marra, ou de rebeldes sem causa. Até decepcionei um pouco nesse sentido, porque ficava esperando a mocinha fazer algo realmente estúpido e provocar uma revolução ou ter algum amor impossivel, como é de praxe nos livros young-adult de hoje, mas não aconteceu. O que teve foi uma boa de uma aventura, com cachorros, muito gelo e pé congelado para todos os lados. 

Amei!

Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

4 comentários :

  1. Acompanhei aquelas promoções da editora, teve umas muitos boas, e queria ter comprado tantos...eles tinhas livros bem legais.
    Achei interessante essa sinopse dele, mas parece um tanto "história de seção da tarde"...não sei se leria...
    Mas se for pra entreter ele é bom, a história pode prender e agradar, ainda mais por não ter aquela clichezada do gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é juvenil, bem sessão da tarde mesmo. Mas eu gosto de pegar uma coisinha leve de vez em quando. E cumpriu bem a função de me entreter.

      Excluir
  2. Confesso que entre o calorão e o frio fico com o calorão, acho que é porque como moro no Nordeste já estou acostumada com temperaturas altas...
    Em relação ao livro, a trama não despertou meu interesse - não curto aventura juvenil e nem livros sem romance - mas fiquei encantada com a capa de First Light...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de histórias que unam 2 extremos: o garoto empolgado com a viagem para um país congelante e a garota de saco cheio por viver em cavernas neste mesmo país.
    Ri com vc querendo que a menina fizesse alguma merda para o caos se instalar hahahahahaha

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados