Resenha: O Menino Prodígio do Crime - Eoin Colfer

27/04/2016

O Menino Prodígio do Crime
Artemis Fowl # 1
Eoin Colfer
Ano: 2001 / Páginas: 286
Idioma: português 
Editora: Record
Artemis Fowl é a história de um garoto diferente. O autor criou um anti-herói mal-humorado e pessimista que, com apenas 12 anos, é um gênio do crime. Misturando ação, internet e magia, Artemis Fowl vem conquistando uma legião de leitores em todo mundo.
Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. O garoto imagina um plano para recuperar a fortuna de sua família, após o desaparecimento misterioso de seu pai. Seu plano poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies.
O garoto começa a pôr seu plano em prática em Ho Chi Minh, a calorenta capital do Vietña, em pleno século XXI. Lá, aliando tecnologia de ponta a seus dons criminosos, ele chantageia uma fada decadente para roubar seu Livro, objeto que permitirá desvendar os segredos do Povo das Fadas e descobrir onde esse povo guarda uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês - o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. De volta à sua segura mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente, com a ajuda de seu superpotente computador, até conseguir desvendar o código e traduzir o texto, mas isso é só o início.


Receita para a diversão perfeita:
Junte Fadas, Elfos, Centauros, um Guarda-Costas Super Eficiente e um Gênio do Crime Tamanho Miniatura.
Misture a tudo isso uma dose cavalar de humor, as paisagens fantásticas da Irlanda, personagens mal-humorados, alta tecnologia, lendas celtas e um plano mirabolante para conseguir conhecimento e  ouro.
Sabe o que você tem no final?
Artemis Fowl: o Menino Prodígio do Crime.

Apesar desse livro ter classificação infanto-juvenil, eu o considero um dos melhores livros de fantasia que já li na vida. Todas as personagens do livro são absurdamente encantadoras, mal-humoradas, turronas, espertas, sapecas e divertidas. Bem do jeitinho que eu gosto!

Vamos apresentar alguns dos personagens:

Potrus é um centauro, chefe da área de tecnologia da LEP. Ele é o gênio da tecnologia e o rei das invenções da LEP.

Butler: Segurança/Mordomo/Amigo do Artemis, vai estar junto com o patrão em todas as loucuras e planos que ele criar.

Artemis Fowl II é, em duas palavras, uma peste! Chantageou uma fada para conseguir O Livro das Fadas, criou um plano totalmente louco pra conseguir o ouro mágico das fadas, sequestrou a Capitã Holly Short e conseguiu virar o Mundo Mágico de cabeça pra baixo.
Tá, é verdade que ele é a criança de 12 anos mais séria e não-divertida que eu já vi em todos os livros de fantasia que eu já li, uma criaturinha enlouquecedora e irritante, mas é absolutamente impossível não se encantar pela história toda e pelo desespero do menino querendo a vida de volta ao jeito que sempre foi.

A Holly é o elfo mais irritante (e irritável) que eu já vi na vida, uma capitã da LEPrecon, o equivalente a polícia no mundo humano.
Ela é a primeira policial mulher da Recon, uma unidade super especializada da LEP, e está em "período de testes", que a deixa muito, muito irritada.
É ela que será sequestrada pelo menino prodígio e trocada pelo ouro mágico.
Pelo menos é isso que Artemis pretende quando a sequestra.
Mas mal ele sabe que seus planos irão por água abaixo quando aquilo que ele mais deseja ficar ao alcance das suas mãos e, pra isso acontecer, ele se verá obrigado a pedir a ajuda do Povo das Fadas e da Capitã Holly Short.
E, acredite, ajudar e conviver com o Povo da Lama é a última coisa que qualquer um do Povo das Fadas quer!
Esses dois vão se meter nas situações mais inóspitas que você possa imaginar, farão você chorar de tanto rir e se divertir muito com as "maldades" do Artemis.

Então, se está afim de se divertir ou quer um bom livro para dar pros pequenos, vá de Artemis Fowl que você não vai errar!

Recomendo!
Barbara Santiago

Artemis Fowl

#01 Artemis Fowl: O Menino Prodígio do Crime (2001)
#02 Uma Aventura no Ártico (2002)
#03 O Código Eterno (2003)
#04 A Vingança de Opala (2006)
#05 A Colônia Perdida (2007)
#06 O Paradoxo do Tempo (2009)
#07 O complexo de Atlântida (2011)
#08 O último guardião (2013)

#00 Arquivo Artemis Fowl (2005)
#00 Uma Aventura no Ártico – Graphic Novel (2012)

Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

2 comentários :

  1. Já me ganhou por falar em Irlanda e fadas. Adoro livros com esse tipo de fantasia e com um lugar como a Irlanda. É bem interessante de ler. E que pestinha esse personagem heim? xD
    Parece ser um livro cheio de travessuras e bom pra dar risadas. E com um anti-herói muito...marcante, digamos assim. Não conhecia e adorei a dica, já deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Adorei hahahahahaha
    Ri com a descrição de cada personagem, principalmente com os mais mal-humorados. Personagem legal não precisa rir o tempo todo nem ser do tipo legal que dá bom dia pra cavalos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Atenção

Oi gente, o blog ganhou um layout novo e como eu migrei do wordpress para o blogger, os posts antigos estão muito bagunçados. Toda mudança gera uma bagunça e não seria diferente por aqui.
Irei arrumando os posts sempre que eu tiver um tempinho, conto com sua compreensão.

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados