Série cult “Spirou e Fantasio” chega ao Brasil.

08/02/2016

É a primeira vez que o título ganha uma publicação continuada no mercado nacional, consolidando a força do selo especial da instituição criado para o universo HQ.
           Há seis meses a SESI-SP Editora criou uma divisão totalmente voltada para o segmento de quadrinhos, com a proposta de formar uma linha de gêneros e estéticas narrativas diferentes para os públicos infantojuvenil e juvenil, apresentando histórias de qualidade, pensadas e desenvolvidas por autores conhecidos e, também, por artistas em início de carreira. A fórmula deu tão certo, com aceitação de mercado e ótimas avaliações de leitores, que levou a instituição a pensar em propostas mais ousadas.

            A maior delas é “Spirou e Fantasio”, HQ que faz tanto sucesso na Europa quanto “Asterix e Obelix”, “Luck Lucky” e “Tintin”, mas que nunca teve uma série publicada sistematicamente no Brasil. “É, sem dúvida, o melhor termômetro sobre o que estamos planejando para este ano”, diz o editor-chefe da SESI-SP Editora, Rodrigo de Faria e Silva.

          Spirou é um personagem que apareceu pela primeira vez em uma revista belga de 21 de abril de 1938. Um jovem aventureiro que trabalhava em um hotel e que, com o passar das edições, ganhou a companhia inseparável do repórter fotográfico Fantasio, desvendando tramas mirabolantes. Os roteiros coesos e os traços do chamado Estilo Atômico – grande rival de “Tintin”, Hergé e da Linha Clara – trouxeram popularidade aos trabalhos, conquistando fãs ao redor do mundo.

            A editora anuncia que, além de adquirir os 12 primeiros volumes, tem a previsão de publicar, em 03 anos, todos os 54 livros da série, que contou com diversos autores e ilustradores. “O contrato foi assinado e as histórias Um Feiticeiro em Champigmac e 4 Aventuras de Spirou e Fantasio já saem em fevereiro”, vibra Rodrigo.

            Para entender por completo este otimismo e a força da instituição é preciso voltar à 2014, ano de lançamento de “Humor Paulistano”. A obra, que apresenta os melhores trabalhos de gênios como Laerte, Angel e Glauco, recebeu o prêmio HQ Mix nas categorias Livro Teórico e Projeto Editorial e foi a pedra fundamental para a editora começara pensar neste mercado.

           Em 2015 foi fechada uma parceria com o Quanta Estúdio, que resultou na produção de quatro álbuns: “Quantoon”, “Sobrenatural Social Clube”, “Pogando” e “Que Deus nos abandone”, todos lançados no segundo semestre deste mesmo ano. “A parceria com a Quanta foi apenas a primeira. Ainda vem muito mais por aí”, finaliza Rodrigo. Outro título importante, desta vez resultado de um processo de criação colaborativo à distância, com o roteirista em Portugal e o ilustrador no Brasil, foi “A Vida Secreta de Fernando Pessoa”, que fez bastante barulho ao trazer o célebre poeta português como caçador de criaturas sobrenaturais.
  
Sobre a SESI-SP Editora
Tem o propósito de levar para a sociedade, de forma planejada e sistematizada, o conhecimento produzido internamente por suas áreas de atuação, bem como identificar oportunidades editoriais que possam contribuir para o aprimoramento da sociedade como um todo. As coleções são orientadas por cinco eixos: obras de referência, produção cultural, estímulo profissional, fomento à leitura e memória.

Comente com o Facebook:

Um comentário :

  1. Oi, Elis!
    Faz tempo que não leio um HQ e sinceramente Spirou e Fantasio não faz muito meu estilo, mas sem dúvida essa é uma ótima notícia pra quem é fã dessa série e que vão ter a oportunidade de ler os 54 livros da série em 3 anos, eu bem que gostaria de que as longas séries de quem sou fã fossem publicadas com essa mesma rapidez ;D
    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Atenção

Oi gente, o blog ganhou um layout novo e como eu migrei do wordpress para o blogger, os posts antigos estão muito bagunçados. Toda mudança gera uma bagunça e não seria diferente por aqui.
Irei arrumando os posts sempre que eu tiver um tempinho, conto com sua compreensão.

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados