Resenha: Detalhe Final - Harlan Coben

04/01/2016

DETALHE_FINAL_1444402228527061SK1444402228B
Detalhe Final
Toda verdade tem dois lados - um deles pode ser mortal
Myron Bolitar # 6
Harlan Coben
Ano: 2015 / Páginas: 304
Idioma: português
Editora: Arqueiro



O agente esportivo – e detetive ocasional – Myron Bolitar está num verdadeiro paraíso. Divide uma praia caribenha com Terese, uma mulher deslumbrante que acabou de conhecer – uma forma perfeita de se recuperar da perda recente de uma amiga querida.

Seu retiro é interrompido por Win, seu amigo e parceiro em inúmeras investigações. Ele não traz boas notícias: um dos clientes mais antigos de Myron, o problemático Clu Haid, arremessador dos Yankees, foi assassinado e a principal suspeita é Esperanza, melhor amiga e sócia de Myron.

De volta a Nova York, Myron está determinado a provar a inocência de Esperanza, mas os obstáculos são maiores do que imaginava. Para desvendar o crime, Myron terá de encarar o submundo nova-iorquino e abrir feridas antigas que podem ser o seu fim.




Eu tenho um certo TOC nas minhas leituras, se o livro faz parte de uma série, eu quero ler na ordem mesmo quando dizem que não é necessário. A série de Myron Bolitar, portanto sempre foi um desafio já que a Editora Arqueiro não conseguiu publicar os livros na ordem. Mas quem já leu sempre incentiva a leitura, a curiosidade mexia comigo porque gosto muito de histórias de investigações.

Quando a Beta me deu a oportunidade de ler Detalhe Final, resolvi aceitar por querer que esse fosse o primeiro passo para me jogar nos livros do Harlan Corben.

“De repente Myron percebeu tudo: devia ter magoado o amigo. Parecia estranho, mas provavelmente era isso. Win podia ser um sociopata aristocrático de sangue azul, mas, ainda assim, era mais ou menos humano. Os dois eram inseparáveis desde inseparáveis desde a faculdade, e Myron desaparecera sem dar sequer um telefonema. De certa forma, Win não tinha ninguém além dele.” (pág. 11)

O livro começa com Myron fugindo de algum acontecimento e seu amigo Win vindo em sua busca para avisá-lo que Esperanza, outra amiga, estava sendo acusada de um assassinato. Confesso que isso já me subiu uma aflição... TOC de leitura lembra?

Myron então volta para Nova York para ajudar Esperanza e descobrir o que realmente aconteceu com Clu Haid, um jogador de beisebol que tinha um histórico problemático. Começa então uma corrida contra a tempo e Myron se vê imerso tanto nas pistas que vão surgindo quanto as conseqüências de ter “desaparecido” por tantas semanas.

Ele parece ser exatamente o que é, um ex jogador de basquete que agora é agente esportivo, mas há tantas camadas e uma não desacredita a outra, só trás mais possibilidades para a história. E a devoção dele aos amigos e à família é algo tocante e inspirador. Eu que nunca tinha ouvido nada sobre o Myron, me vi querendo fazer parte do seu circulo de amizades.

A parte da investigação policial é fabulosa, realmente perdi muito deixando para depois me envolver com a escrita de Harlan Corben. Cada coisa que Myron descobre o coloca mais fundo em um poço de confusão.

“A investigação de assassinatos nunca faz sentido completamente. Há sempre defeitos no tecido da lógica. Falhas inexplicáveis.” (pág. 81)

Myron passa por algumas situações no mínimo curiosas, e algumas bem dolorosas, seu mecanismo de soltar piadas quando está nervoso não o ajuda muito, mas não seria Myron se ele não falasse suas gracinhas ou deixasse de beber seu achocolatado preferido.

O crime é bem esclarecido, entendemos todas as motivações e tudo o que levou aquele momento fatal. Como fã do gênero, amei muito.

“Você está confundindo a coisa certa com a coisa legal ou aparentemente moral. Mas esse não é o mundo real. Às vezes os mocinhos desrespeitam as regras, porque sabem a diferença.” (pág. 298)

Mas se você é como eu e tem um TOC de leitura, pode terminar o livro um pouco frustrado. O livro mostra bem como são Myron e seu circulo, porém não sabemos o que os levaram até esse livro. O que houve antes para deixá-los naquele ponto? O autor já vem construindo os personagens há algum tempo então não sente obrigação de recontar nada, o que claro faz todo sentido.

Então o objetivo que eu tinha ao começar o livro mesmo sabendo que ele era o sexto da série foi atingido. Agora eu quero mesmo conhecer Myron e seus amigos. Não vejo a hora de ler os outros livros da série.

Beijos

assinatura

Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

7 comentários :

  1. Cristiane Dornelas7 de janeiro de 2016 08:28

    Nossa, acabei esse livro ontem e terminou, agora já li todos dessa série. Acho.
    E é um terror ler essa série com a editora lançando sem ordem. PORQUE É UMA SÉRIE SIM!
    Acontece coisas e ele cita em outros livros da série e quem não leu os outros fica boiando. Tipo com esse. Porque ele foi parar naquela ilha? Por causa do que aconteceu com um personagem de outro livro. "Ahh, mas não tem problema não saber." alguém diria. Mas tem. Tem porque você fica boiando. E é muito mais completo ler uma série em ordem, pra você perceber as referencias e entender o que está lendo. E essa vale muito apena, são livros muito bons e envolventes. Adoro Myron e Win e se você for ler os outros e puder tentar ler em ordem, recomendo. É muito melhor. Vale cada segundo de loucura! xD

    ResponderExcluir
  2. Já tentei ler Harlan Coben e desisti.... não sei se estava num dia ruim, mas a questão é que achei tudo chato: personagens, narrativa, diálogos... Tentarei de novo, só não sei qdo.

    ResponderExcluir
  3. Ih, quando não rola "química" fica complicado. Tenta mais uma vez para ter certeza, mas tem muito livro bom aí te esperando né? Sem pressão então. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pois é, mas vou ler na ordem direitinho para aproveitar melhor a história. Pode deixar.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Também tenho esse TOC,quero começar a série pelo primeiro,certinha,entender toda a construção dos personagens.
    Tenho curiosidade pela escrita do Harlan Corben,adoro investigação e pela resenha o estilo do autor parece valer a pena,mas não vou começar pelo Myron Bolitar porque nem sei qual é o primeiro da série,rs.

    ResponderExcluir
  6. Leticia Ramos de Mello Oliveira27 de janeiro de 2016 00:00

    Olá, Elis!

    Uma boa noticia eu te dou: Dá para ler do início dessa série até Detalhe final sem medo de TOC, já que esses 6 primeiros livros já foram lançados pela Arqueiro! É que eles decidiram em primeiro lançar um dos mais recentes com o Myron para depois lançar um mais antigo. Mas agora só faltam dois livros a serem lançados pela Arqueiro: Darkest Fear e A promessa, sendo esse último já lançado em português pela ARX, mas a Arqueiro já prometeu a republicação desse livro.
    Achei até para você a ordem da série na Wikipédia, que está nesse link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Harlan_Coben#S.C3.A9rie_Myron_Bolitar
    O curioso é que quando leio as resenhas desse livro, já me lembro de uma das personagens citada que apareceria em um futuro livro (Só não vou dizer qual, pois você ainda não leu a série toda) que já tinha sido lançado antes pela Arqueiro, o que torna esse lançamento fora de ordem ainda mais confuso!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu realmente fiquei muito interessado no livro, essa capa meio sombria dele deixa qualquer um curioso e ele me lembra um que eu estou lendo agora que é o "Você é o Próximo". Acho que terei que comprar esse também para ler porque estou super curioso pra ter a minha opinião formada. Adorei a sua resenha e o seu blog já está nos meus favoritos.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados