Dicas para escrever boas resenhas.

03/01/2016

writers-blog-ftr




  • Faça um breve esboço antes de começar, pontue aquilo que você não quer deixar de falar sobre o livro. Uma resenha útil é uma resenha organizada, misturar assuntos e opiniões deixará seu leitor confuso e não tornará o livro atraente.



  • Qualquer comentário sobre o livro é legal, se foi bom ou se não foi uma maravilha, mas o que o autor e a editora querem mesmo saber são os porquês. Por que você gostou? Por que você achou que o livro não foi uma maravilha? Na verdade, eles querem saber o que os leitores estão pensando sobre o livro, se você disser “eu gostei muito” e não explicar o porquê, sua opinião poderá ser esquecida. Portanto, você pode resumir o enredo, aliás, até deve, mas não deixe que sua resenha seja somente isso. A maior parte da resenha deve ser seu comentário pessoal.



  • Colocar trechos do livro é muito útil e dá ao leitor em potencial uma idéia do texto. Escolha aqueles trechos que não dão spoliers e que podem fisgar o interesse. Inclusive você pode usar um trecho para dar uma pausa legal na sua resenha antes de inserir um novo comentário.



  • Uma boa resenha deve mostrar a identidade do livro, mostrar seu tema-chave e em cima disso abrir debates generalizados para instigar a leitura e com isso chances do leitor do seu blog voltar depois de ler o livro para continuar no debate.



  • Não deixe de recomendar livros parecidos, isso ajudará ao seu leitor a ampliar sua experiência e conhecer mais livros tanto do autor como do gênero literário. Por exemplo, se sua resenha é sobre um livro policial, você poderá recomendar outros e fazer que seu leitor entenda outros tipos de narrativas dentro desse gênero ou, se seu livro é de um autor que você gosta, poderá recomendar outros e assim mostrar o porquê de você gostar tanto dele.



  • Seja autêntico. Seu tom natural é a sua ferramenta mais poderosa e sua assinatura como resenhista. Nunca deixe de expor seus sentimentos, isso irá te aproximar de seus leitores e desenvolverá uma comunidade ao redor de seu site/blog.



  • Não é nenhuma novidade que somente praticando que aprendemos a fazer algo bem, então se mantenha escrevendo, seja consistente. Não sabe se a palavra está escrita certa? Pesquise. Não sabe se há concordância no seu texto, peça ajuda. Um bom português deixará sua resenha mais bonita.



  • Não há horas suficientes no dia? Crie uma rotina que se encaixe perfeitamente no seu dia a dia e isso ajudará a manter as resenhas em dia. Mas lembre-se, descubra seu modelo ideal de resenha. O que funciona em vários sites/blogs pode não funcionar para você, por isso é tão importante se conhecer e entender o que quer para seu blog. Não precisa ter pressa, não é uma corrida se só há você no caminho, certo?



  • Há dias que as resenhas simplesmente não saem, saiba parar para relaxar ou recomeçar de outro jeito. Insistir pode deixar sua resenha sem graça e irá impedir que seu leitor entenda o que você queria expressar e não dar nenhuma chance ao livro que resenhou.


Eu acredito que o mais importante é não deixar de se divertir, de curtir os momentos que está lendo o livro e os que passa montando sua resenha. Resenhar pode até se transformar em um trabalho, mas como diz a citação, “Ame o seu trabalho e você não trabalhará um dia sequer na sua vida”.


assinatura


escritor-450x283


Inspirado nas dicas do NetGalley.


Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

6 comentários :

  1. Cristiane Dornelas7 de janeiro de 2016 09:23

    Sou um desastre pra escrever resenha, porque não gosto de dar spoiler e quando vou escrever e sinto que estou falando demais...ai, é uma complicação. Boa dicas. Gostei dessa de falar de livros parecidos, pois adoro quando fazem isso e posso ler mais do tipo que gostei.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Eu também achava que era um desastre, mas fui tomando gosto e hoje vi que melhorei muito, ainda não está do jeito que eu quero mas estou sempre aprendendo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não sou boa com palavras, mas acho que nos meus velhos até que criava coisas legais.
    isso mesmo, o segredo é se divertir.

    ResponderExcluir
  4. Vejo tantos blogueiros se matando para inventar, que acabam perdendo o rumo. Prefiro ficar com a parte feliz de escrever resenhas.

    Sinto falta das suas, se quiser aparecer de vez em quando, o cafofo aqui está de portas abertas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Há livros tão lindos que precisam ser mais conhecidos,bate aquela vontade de compartilhar e fazer uma resenha,mas minha desenvoltura ainda é deprimente.
    Dicas são sempre bem-vindas.

    ResponderExcluir
  6. Leticia Ramos de Mello Oliveira27 de janeiro de 2016 22:40

    Olá, Elis!

    Achei boas as dicas até mesmo para quem não tem blog, mas já gosta de resenhar no Skoob ou no Goodreads (para aqueles com um inglês muito bom), já que no Skoob, ainda vejo gente que faz resenha só de três linhas e pouco assunto e outros que até atropelam o português, seja o formal quanto o informal!
    E amor e organização são tudo para quem faz resenhas! Sem eles, elas não são resenhas de verdade!

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados