Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio

08/09/2015

EXTRAORDINARIO_1358872313B

 

Extraordinário
R. J. Palacio
Ano: 2013 / Páginas: 320
Idioma: português
Editora: Intrínseca




August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.




Oie Gente!
Quando peguei "Extraordinário" eu não sabia sobre o que ele era. Eu havia aceitado ler apenas por ter adorado a capa, então foi uma surpresa incrível ter gostado tanto do livro.
"Extraordinário" conta a história de um menino nada comum. August é portador de uma síndrome genética raríssima, que lhe causou enormes "defeitos" físicos.


Ele têm várias má formações e ainda pequeno teve que fazer inúmeras cirurgias para melhorar sua qualidade de vida.
Eu realmente gostei do livro, mas ele não é exatamente algo fácil de ler. Tem um texto tão autêntico que fiquei imediatamente conectada a ele, ainda mais por conhecer de perto as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia por uma pessoa "diferente".


Nada é fácil para o August, mas mesmo assim ele não desistiu de tentar. Ele começa a ir para a escola e a enfrentar preconceitos, "brincadeiras" e todo desrespeito que sabemos que aqueles que são diferentes passam.
Acho que uma das coisas que mais me agradou no livro é a maneira real que o autor desenvolveu a realidade do "bullying".


Gostei também da autora explorar outros pontos de vista além do August. A irmã dele, com as dificuldades e sentimentos confusos que é ter alguém especial na família;


Acho que é um desses livros que devemos dar aos nossos filhos, irmãos, sobrinhos e qualquer criança ao nosso redor, para que eles percebam que aquelas "brincadeiras" que eles fazem possuem um outro lado: o alvo delas.
Realmente terminei o livro apaixonada pelo livro, mesmo com todas as coisas tristes que acontecem do início ao final.


Beijos!


Barbara Santiago


Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

7 comentários :

  1. Já li Extraordinário,é um livro bonito,também gostei do explorar outros pontos de vista de quem convive com o Auggie.A história não tenta mascarar como se tudo fosse lindo e maravilhoso,a abordagem sincera nos sentimentos negativos humanos é interessante,R. J. Palacio conseguiu fazer isso sem perder a forma delicada em sua narrativa.

    ResponderExcluir
  2. Leticia Ramos de Mello Oliveira8 de setembro de 2015 16:27

    Olá!

    Acho que esse livro é feito para se entreter e rir, mas também para chorar e pensar. Também passei por muitas brincadeiras na escola, só porque eu era a mais nerd da classe, e elas me deixavam irritada e até me levavam a brigar com quem fazia isso.
    Então se no meio caso, mesmo sendo considerada normal, eu também sofri com as brincadeiras estúpidas dos colegas, imagina alguém como o Augie.
    O bom é que o Augie não usa a violência para mudar a vida dos outros que o tratavam mal, mas sim o exemplo de sua própria vida. Ele, que mesmo com tantas dificuldades, consegue ir em frente, mostra para até quem reclama de barriga cheia que a vida merece ser vivida e que todos somos especiais, mesmo sendo diferentes uns dos outros.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ganhei o livro Extraordinario e minha amiga apenas me disse: LEIA!
    Nao procurei sinopse, nada, apenas abri o livro e devorei ele em um dia!
    Que linda historia de superação, amizade e amor. Gostei demais e super recomendo.
    Nada é fácil para o August mesmooooo, vc bem disse. E mesmo sim ele é um vencedor!
    Sei que vai ter uma adaptação para cinema ou TV, nao lembro bem. Estou torcendo para ser perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma manteiga derretida e quando o livro envolve crianças sou uma manteiga derretida², por isso penso trocentas vezes antes de querer ler o bendito... ainda to pensando se quero hahahahaha
    Pessoas próximas leram e amaram, já recebi inúmeras indicações, mas, como o tema é forte, me falta coragem. Uma amiga, após lê-lo, disse que a todo instante se perguntava "pq reclamei de tal coisa ontem?", "Pq reclamei de alguma coisa afinal?". Disse que nos tornamos pequenos frente a força de Auggie.

    ResponderExcluir
  5. "Extraordinário" é um livro bem especial pra mim, por ser algo tão singelo e real. Terminei de ler aos prantos, de forma alguma me senti triste, e sim tocada pela história do Auggie. É tão bonito ver o quanto ele não se deixa desistir, o quanto ele é persistente e tem um coração amável e generoso...
    Gostei bastante também do fato do livro abordas outras perspectivas, como a da Via, irmã do Auggie, ela é um personagem muito bem construído e enxergar as suas dúvidas, suas dificuldades foi algo que tornou a obra ainda mais densa.
    "Extraordinário" é um livro que recomendo a todo mundo que me conhece e realmente creio que ele merece ser lido por todos pelo menos uma vez na vida.

    ResponderExcluir
  6. Oie
    esse livro parece ser mesmo emocionante,eu já dei ele de presente pra algumas pessoas mas ainda não o li.Estou esperando um momento mais propício pra se dedicar a leitura e poder refletir sobre as palavras do autor.Espero me apaixonar pela história de vida do auggie assim como você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Aiiiin esse livro é muitoooooo amoor!!!
    Eu li ele emprestado no ano passado, ainda não deu pra adquirir meu exemplar, mas preciso logo, to louca para reler!
    Que história linda etão importante!!
    Com certeza, TODAS AS PESSOAS, principalmente CRIANÇAS devem ler!!!!
    Incrível!!!!!
    bjão!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados