Confissões de uma leitora 02 - Bienal do Rio 2015

01/09/2015

Bienal

Oi gente!

Setembro enfim chegou depois de um agosto imenso e com ele o maior evento dos loucos por livros, a Bienal! E eu, como louca viciada, não poderia ficar de fora dessa festa. Esse ano eu vou no primeiro final de semana (ainda tentando ir no segundo, me desejem sorte), e não poderia estar mais animada.


tumblr_mwl69hNw9K1sp1u8mo1_500


Mas não é um evento que deva ser encarado como um simples passatempo, já que ir à Bienal requer algumas providências básicas para que se consiga aproveitar bem o evento.


Eu vou com as minhas roupas mais confortáveis, principalmente que não me aperte ou que me obrigue a agir como uma mocinha educada. Ou seja, nada de saias e roupas que já estejam com um número menor (risos). Mas o fundamental, vou com meu tênis fofo e companheiro. Porque Bienal significa andar muito e sem perceber. Você vai ir e voltar naqueles pavilhões várias vezes e não vou te enganar não, é grande! Com isso eu não quero ficar sofrendo com dores nos pés, o que limitaria e muito meu passeio.


Vou com minha mochila completamente vazia. Pensei em levar uma bolsa, mas lembrei que ficar trocando de ombro atrapalha e muito os movimentos. Prefiro tacar tudo na mochila e colocar nas costas. Claro que a maioria dos mortais não vai com a intenção de se encher de livros, mas como leitora compulsiva, sei que vou extrapolar e não vou confiar nas bolsas plásticas que as editoras vão fornecer na compra. Se você é como eu, lembre-se de levar bolsas/mochilas/malas confiáveis ou você pode acabar o dia com um problemão.


Eu devo passar o dia todo na Bienal, portanto vou ficar com fome, comer lá pode não ser um bom negócio, já que os preços são inflacionados e as filas inibidoras, mas infelizmente em algum momento eu não vou resistir. Devo prolongar esse triste acontecimento levando lanchinhos.


tumblr_mj37eeyZRV1s77zaco1_500


Sei que sou a louca consumista, mas ficar como uma barata tonta naquele mundão de livros não me chama nada a atenção, então eu imprimi um mapa da Bienal e marquei onde estão as editoras que vou visitar sem falta, porque são nelas que estão meus desejados, sim gente, ajuda demais ir com algum foco pré-definido, ainda mais se você não pretende ficar o dia todo lá. Claro que euzinha não vou conseguir evitar o "Meu Deus! Preciso desse livro!", mas vamos tentar evitar a fadiga... Pelo menos um pouco (risos).


Eu vou com amigas, e convenhamos, qualquer passeio é bem melhor em grupo, principalmente se todos gostam do evento. Assim podemos tirar fotos, vigiar as coisas umas das outras enquanto alguém vai ao banheiro, conversar enquanto passamos tempo nas filas (que serão inevitáveis) e coisas do tipo. Não que ir sozinho seja uma tragédia, eu iria numa boa sozinha, mas acho que não seria tão divertido.


tumblr_mmt3gnA18D1sq4msio1_500


Sessões de autógrafos não são pra mim. Passar horas e horas esperando e depois ficar um minuto na frente do autor? Mas reconheço o valor disso, a Bienal vem com um time de atrações muito boa esse ano. Então antes de sair de casa, veja bem a programação e se informe que horas vão dar as senhas, que horas vai ser o evento, os locais que você deve estar para não perder um ou outro. Sei que tem autores muito famosos, mas lembre-se de dar um oi para um autor nacional, eles merecem seu apoio. Eu vou tentar falar com todos que eu não precise enfrentar filas. Não se preocupe em identificá-los, eles estão lá para "aparecer" mesmo.


tumblr_n60s5aYLRu1rf9g0go1_500


Uma coisa que eu não tiro da cabeça é "Mantenha a calma e a educação Elis", porque onde tem muitas pessoas, a chance de você encontrar com idiotas e mal educados aumenta exponencialmente. Se você já vai na tolerância zero, as chances de você sair aborrecido de lá são enorme. Eu estou indo para me divertir, seja comprando loucamente ou conversando com outros leitores. Já sei que será desgastante, sei que as chances de passar sequer meia hora sentada serão quase nulas, mas vão ser somente algumas horas. Os momentos que quero guardar na memória valerão a pena, ainda mais com livros novos!


Clique aqui para ter as informações sobre a Bienal Rio 2015.


E divirta-se!


Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

12 comentários :

  1. Olá Elis, que bom que vai a Bienal. Eu nao vou poder ir, grana mto curta e como vc disse, la vai ser algo para testar a gente viu.
    Eu tb prefiro ir de mochila, enfiar as coisas la dentro e pronto. e acho melhor vc levar mta agua e uns lanchinhos, com certeza vai estar super caro tudo. Alem de ser Bienal, la é o RJ, que ja é tudo mto caro.
    Eu nao tenho até hoje nenhum livro autografado, mas acho q tb nao encaro uma fila nao..já foi dificil ir, fico imaginando eu perdendo tempo na fila, pra mim não dá.
    Boa sorte na Bienal, espero e vc e suas amigas se divirtam.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte!! Eu odeio multidões, não ia durar 15 minutos dentro dessa bienal. Minha vontade de comprar livros é grande, mas a vontade de ir embora correndo ainda é maior. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Leticia Ramos de Mello Oliveira2 de setembro de 2015 10:06

    Olá, Elis!

    Vou ir na Bienal no dia 12! Estou orgulhosa de ir pela primeira vez na Bienal por conta própria, mesmo que no meio de uma excursão, afinal, paguei minha entrada lá e eu mesma vou pagar os livros que vou levar (e algum lanche também, pois espero que os preços do Rei do Mate por lá não estejam mais inflacionados que a inflação, mas também vou levar algumas comidinhas).
    Espero que você venha no dia 12, pois adoraria te encontrar.
    Nas outra vezes que fui, nas excursões do ensino médio, eu vivi muitas das dicas que você falou, menos a do mapa e a da mochila. Pelo menos, naqueles anos, os sacos eram resistentes, só meus braços que não. Só estou preocupada, pois pela primeira vez, também vou tentar alguns autógrafos. A da Sophie Kinsella vai se difícil, pois chego às 14h, a da Paula Pimenta, eu tenho mais certeza de que vou, mas também não sei se pego o da Colleen Houck ou do Pedro Gabriel, já que nunca tive um livro deles e porque a da Colleen Houck começa no horário que devo sair e a do Pedro Gabriel é meia hora antes de eu sair, ou seja, devo torcer para ser uma das primeira da fila e para ele não atrasar.
    Também queria participar muito dos eventos que a Novo Conceito vai fazer com os autores nacionais, do bate-papo com a Paula Pimenta e o da Collen Houck (Só para realizar o sonho de fazer uma pergunta a um autor estrangeiro em inglês e sem ajuda de tradutor.), mas tenho medo de que tantos eventos me façam ficar sem tempo para visitar os estandes. Espero que me dê uma dica em relação a isso, já que a minha visita só vai durar cinco horas.
    Ah, queria saber se é tranquilo levar um celular novo para a Bienal ou é melhor ir com um mais velhinho. É porque tenho medo de ser roubada!

    Boa Bienal para você (e para mim também!)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lê,
    Olha... Acho muito difícil você conseguir ir nos eventos com o seu horário, eles costumam distribuir senhas muito antes.
    E mesmo que você se esforce e acabe vendo algum, não acho que você consiga olhar muitos estandes porque lá é gigante e as editoras mais famosas ficam longe uma das outras...

    Dá para levar o celular numa boa, só que o sinal da internet lá não costuma ser bom, e se sua bateria acaba logo, pode ficar sem celular no final da visita.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Menina, imagino o quanto deve ser hard ficar lá o dia inteirinho, nada fácil. Infelizmente não vou na bienal, mas meu sonho é ir e as suas dicas vão ficar guardadinhas pra eu sobreviver quando for e já planejo isso com alguns amiguinhos. Boa sorte pra você e seus acompanhantes, espero que se divirtam bastante. Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Amanda, e quando tiver uma oportunidade não a deixe passar, é muito bom ir na Bienal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Realmente quem não consegue suportar multidões não deve nem chegar perto mesmo!!!

    Você quer marcadores? Vou tentar pegar um bocado e te mando! rs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Elis!
    Claro que te desejo toda sorte do mundo e que você tenha uma ótima Bienal!! Como você tem tudo planejado - todos que irão a Bienal deveriam fazer como você, imprimir o mapa pois com certeza facilitaria muito - ficará bem mais fácil alcançar seus objetivos no evento.
    Ótimas compras, e o mais importante, que você se diverta.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. To morta de vontade de ver Julia Quinn e Sophie Kinsella, mas, por mais que as ame, não tenho todo esse desprendimento de passar horas em uma fila. Se comparar com a biena de SP, que estava uma tremenda bagunça e desorganizada, desisto sem nem hesitar mesmo... desculpe, minhas autoras favoritas XD
    Odeio multidões, mas Bienal, apesar de sempre cheia, não me incomoda pq é qdo encontro essas amigas lindas da internet que moram longe ♥
    Tbm vou o mais confortável possível - roupas não apertadas, tênis ou rasteirinhas - e levo minha fiel mochila, apesar de o foco não ser comprar livros pq os preços são bem salgados: na Bienal de 2012 trouxe 10 livros e na de 2014 só 1... preço pra mim é fundamental.

    ResponderExcluir
  10. Meu coração tá até agora apertadinho por não poder ir! Queria muito ter a oportunidade de ver a Sophie Kinsella e conseguir um autógrafo. Morar na Bahia nessa horas é bem difícil; a Bienal daqui não é considerada um grande evento e, apesar do nome, não ocorre de dois em dois anos rsrsrs Está mais para "seja quando Deus permitir", sem contar que os preços dos livros são bem salgados, o que não é nem um pouco legal.
    Enfim, espero que se divirta durante o evento e que traga bastante livros para casa!!!

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Espero que tu tenha se divertido e adquirido bons livros.Eu sou meio afobada e como nunca fui na Bienal com certeza na minha primeira experiência com o evento eu vou ficar igual uma barata tonta ,indo pra todo lado e querendo ver tudo.E eu acho que preferia ir sozinha,minhas amigas não gostam muito de ler e as que gostam são mais chegadas em anime e HQ,então provavelmente elas ficariam entediadas indo nos estandes do meu gosto.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Atenção

Oi gente, o blog ganhou um layout novo e como eu migrei do wordpress para o blogger, os posts antigos estão muito bagunçados. Toda mudança gera uma bagunça e não seria diferente por aqui.
Irei arrumando os posts sempre que eu tiver um tempinho, conto com sua compreensão.

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados