#BEDA Quiz literário – Dia 9 – Livros que viram séries/filmes.

09/08/2015

Bates-Motel

Oi gente, como está o dia dos pais???


Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries/filmes? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.


Elis Miranda: Eu acho muito legal. Amo quando vejo livros virarem filmes e série. Claro que algumas modificações acabam incomodando mas nada que faça com que eu fique contra.


Paula Machado: Eu gosto, mas confesso que alguns acabam estragando o livro, distorcem a história ou não contam partes importantes.


Jessica Prudêncio: Acho uma sacanagem quando você espera mais do filme e chega lá, quebra a cara. Ás vezes supera suas expectativas, então eu fico no meio termo.


Leana Gonçalves: Até acho bem legal. No caso dos filmes, o problema é que os livros sempre são tão mais ricos em1 detalhes que acaba sendo difícil compilar todas as informações. Dependendo do livro e sua história, apenas um filme é pouco. Quando são coleções de livros, acho que uma série seria bem mais rica em detalhes, desde que bem adaptada, o que conquistaria novos leitores. Confesso que já assisti alguns filmes sem ter lidos seus respectivos livros, e os filmes despertaram minha vontade de ler os livros. O que sempre é muito bom. Sou a favor, mas como já disse, desde que sejam bem adaptados.


Waléria Maria: Gosto de adaptações e penso que o que muitos ainda não tiveram consciência é que por mais que tentem séries/filmes não serão como os livros. O próprio nome já diz que se trata de uma adaptação. Logo, me empolgo com algumas delas mas tento não criar expectativas.


Leila Moredo: Penso que os filmes são uma forma diferente de cultura, eu gosto. Embora jamais vi um filme/série que supere o livro no qual foi inspirado.


Marcela Vieira: Prefiro os Livros e assisto os filmes apenas para apreciar uma outra forma de fazer arte.


Ana Paula Vitulio: Nada contra, só fico puta quando vou ver e fizeram um roteiro nada a ver no filme, sendo ele baseado em um livro.


O crédito das perguntas do quiz são da Tatá que comandava o Happy Batatinha (Não achei mais o blog).


badge_post_01


Depois de comentar, preencha: Formulário



Comente com o Facebook:

10 comentários :

  1. Alessandra Fernandes10 de agosto de 2015 17:03

    Acho muito legal quando os livros viram series ou filmes, mas como já falaram aí, alguns distorcem a história ou até mesmo deixam de contar partes importantes. Senti muito isso quanto ao filme/livro de Querido Jonh. Nossa, fiquei muito incomodada. Lembro-me que assistir ao filme e muito tempo depois pude ler o livro, e depois quis assistir novamente e simplesmente não consegui =/
    Resumindo minha opinião: Sou a favor, mas só quando o filme/serie é fiel ao livro.
    Bjs Elis!!

    ResponderExcluir
  2. Leticia Ramos de Mello Oliveira11 de agosto de 2015 16:52

    Olá, Elis!

    Acho bacana que um livro ganhe uma adaptação para filme ou série, mas sempre respeitando a história original. No caso das séries de livros que viram séries de TV, como Gossip Girl ou The 100, teria sido melhor esperar a série de livros terminar para a adaptação ser produzida, já que fazer ao fazer a adaptação com a série de livros ainda sendo escrita vai causar em certo ponto a mudança da trama, já que a série é produzida em um ritmo mais rápido que o dos livros.
    Mas no cinema, é importante que siga a trama do livro, mesmo que deixe de fora algumas cenas. Brinco até que o livro é o filme com cenas e tramas extras e situações alternativas (Ex: A gravata borboleta do Gus no jantar de A culpa é das estrelas.).
    No fundo, p filme ou a série devem também servir de chamariz para os livros que as inspiraram, para que mais leitores se aprofundem nas histórias que foram contadas na telona e na telinha.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto e dou sempre prioridade a adaptação, caso seja seriado.
    Já em filmes a história é diferente pq ser fiel ao original é fundamental.

    ResponderExcluir
  4. Seria tão bom... Mas eles não ligam muito para os leitores, querem mesmo é fisgar quem não lê.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Realmente são linguagens diferentes, e o objetivo é outro, mas sempre vai magoar os leitores fiéis dos livros.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu acabo não assistindo muito as adaptações dos que eu gosto para não me decepcionar, mas os outros, eu assisto com a senso crítico mais leve rs

    É muito frustrante quando não é fiel.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Aprovo as adaptações,nem todas conseguem explorar bem a história,captar a essência que encanta nas letras escritas,mas é válida a tentativa.
    Há casos em que só descubro sobre o livro depois,e fico com vontade de ler porque a obra foi tão bem executada nas telas,exemplos: filme O Clube da Luta,o seriado Jonathan Strange e Mr. Norrel.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Elis!
    Eu gosto, principalmente quando são séries/livros que amo, sempre torço para que as adaptações sejam fiéis ao máximo, que as diferenças não sejam tão gritantes.
    Até hoje espero a adaptação de Hush Hush da Becca, amo essa série!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto bastante quando adaptam o enredo de um livro para um filme ou série. Não tenho muito problema com essa excessiva demanda que anseia por uma fidelidade absurda entre as duas coisas, o contexto escrito é algo muito mais extenso, até mesmo ilimitado, se comparado ao contexto audiovisual. Por isso, costumo só querer algo que me distraia e tenha coerência como faço com qualquer outra série/filme que acompanho. Sem contar que as adaptações fazem com que pessoas busquem mais sobre a história, caso se interessarem. Foi assim que tanta gente começou a ler Harry Potter, por ter gostado do primeiro filme, por querer saber mais sobre o universo fantástico, etc.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto bastante sim, mas prefiro os livros, e sempre leio eles antes.
    Só assisto o filme antes de ler, caso eu não saiba que há um livro daquela história.
    Claro que fico revolts quando estragam o filme kkkk tipo, tiram muita coisa importante do livro e ainda deixa o filme banal, até porque quem não gosta de ler vai ver o filme e se não gostar, nem vai atrás do livro. Agora se o filme/série é bom, mesmo que a pessoa não leia, vai ficar interessada e ir atrás (o pessoal aqui de casa é assim kkk)
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Atenção

Oi gente, o blog ganhou um layout novo e como eu migrei do wordpress para o blogger, os posts antigos estão muito bagunçados. Toda mudança gera uma bagunça e não seria diferente por aqui.
Irei arrumando os posts sempre que eu tiver um tempinho, conto com sua compreensão.

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados