#BEDA Quiz literário – Dia 12 - Livros narrados em primeira ou em terceira pessoa?

13/08/2015

images (1)Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.


Elis Miranda: Eu prefiro livros em terceira pessoa, prefiro saber o que os outros personagens estão pensando e sentindo durante a história.


Paula Machado: Eu prefiro em primeira pessoa, tem livro que o narrador não faz diferença alguma, mas alguns os torna chatos e cansativos.


Aline Sousa: Particularmente não tenho preferência. Se for um livro que prenda minha atenção até o fim, pode ser até narrado por uma borboleta (rsrsrrsrs).


Leana Gonçalves: Depende muito da história narrada. Com certeza o tipo de narrador influencia na história. Muitas vezes tenho a sensação de que o livro seria melhor se a narrativa fosse de outro ponto de vista. Acho que livros com histórias épicas, livros que narram fatos históricos, ou com muitos personagens envolvidos ao mesmo tempo, ficam melhores quando são narrados em terceira pessoa. Já os livros com menos personagens acho que ficam melhores na primeira pessoa. Gosto muito dos romances em primeira pessoa, principalmente daqueles em que há o ponto de vista do casal (mas em diferentes livros), porque muitas vezes eu me pego imaginando o que o personagem faria ou pensaria sobre tal fato. E acredito que esta é uma tendência dos escritores. O que me agrada muito.


Waléria Maria: Gosto de ambas narrativas. Mas é evidente que livros em primeira pessoa acabam criando um elo maior com o leitor por passar o ponto de vista, a experiência do personagem em questão.


Leila Moredo: Eu prefiro os livros escritos em terceira pessoa. Considero a leitura mais prazerosa e em geral os melhores livros e autores encontrados, estão em terceira pessoa, embora tenham alguns excelentes autores escrevendo primeira pessoa. O autor é o único capaz de influenciar a história, independente da pessoa adotada para a narrativa. Mas é evidente que é muito mais fácil escrever em primeira pessoa do que em terceira.


Marcela Vieira: Leio os 2. Quando comecei a ler Rachel Gibson estranhei um pouco, mas com o tempo vamos nos acostumando.


Ana Paula Vitulio: Então isso ás vezes me confunde, alguns livros ficam perfeitos em terceira pessoa e outros em primeira. Dai precisava saber se o mesmo livro narrado em primeira ficaria bom em terceira ou vice-versa. rsrsrs


O crédito das perguntas do quiz são da Tatá que comandava o Happy Batatinha (Não achei mais o blog).


badge_post_01

Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

10 comentários :

  1. Leticia Ramos de Mello Oliveira13 de agosto de 2015 11:21

    Olá, Elis!

    Para mim depende da história e do que o autor quer passar com a narrativa. Num suspense ou num romance policial, a narrativa em terceira pessoa é ótima, enquanto que em livros em que o autor sente que é necessário criar um empatia entre o leitor e o protagonista, a primeira pessoa é mais indicada. Só se deve tomar cuidado na hora de escrever, já que a primeira pessoa costuma narrar enquanto os fatos estão acontecendo, ou seja, na maioria das vezes, não é onisciente. Um personagem fraco ou duro de se expressar dificilmente vai se tornar um bom narrador.
    E nas adaptações, a primeira pessoa complica um pouco, já que o filme e a série são meios em que todos os lados da história são explorados e não só o do protagonista-narrador.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Alessandra Fernandes15 de agosto de 2015 17:30

    Bom, eu me identifique muito com Waléria, pois também gosto de ambas as narrativas. Claro, dando preferência aos livros contados em primeira pessoa, pois acabam criando um elo maior com o leitor por passar o ponto de vista, e por termos uma experiência maior com a leitura.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei de narrativas em 3a pessoa e confesso que já deixei de ler inúmeros livros pq eram em 1a pessoa - narrativas assim eram, tipo, um repelente pra mim -, mas uma amiga me emprestou uns livros da Sophie Kinsella e fui preparando o meu espírito pq Sophie é unanimidade e hj já não me importo mais se é em 1a ou 2a hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Realmente, tem histórias que não importa muito mesmo.
    Mas não consigo gostar de primeira pessoa, sou daquelas que quer saber tudo sempre, se não fico curiosa mesmo quando a história acaba.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Acho que nunca vou gostar de primeira pessoa mesmo vendo seus méritos em algumas histórias rs

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Você tem razão mas juro que não consigo gostar de primeira pessoa narrando.
    Me dá uma aflição não sabe o outro lado rs

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Estou com a Aline,não tenho preferências,quando o autor é bom a narrativa me consegue envolver independente do ponto de vista.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Elis!
    Também prefiro em terceira pessoa, acredito que em primeira pessoa o leitor fica preso naquilo que o personagem narrador está mostrando e algumas vezes - em alguns casos aconteceu comigo - no final da leitura o leitor acaba descobrindo que a história não é nada daquilo que imaginou/acreditou que era, e eu não gosto quando isso acontece.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Depende muito da história, do tipo de enredo e da intenção do autor. Tem enredos que "casam" melhor com a narração em 1ª pessoa, quando o intuito é expressar os pensamentos, sentimentos e impressões do personagem, criando um vínculo mais rápido com o leitor. Já em 3ª pessoa torna a história mais impessoal, mas depende muito da narração, já que, muitas vezes, o autor narra tão bem os aspectos intrínsecos de um personagem, mesmo em 3ª pessoa, que a narração se torna bem subjetiva.
    Também gosto bastante quando a narração é feita em 1ª pessoa, mas com muitos pontos de vista de outros personagem; a visão ampliada da história deixa o enredo mais completo.

    ResponderExcluir
  10. Gosto de ambas, mas prefiro a terceira para saber o que cada um dos personagens estão pensando.
    Geralmente quando leio um em primeira, fico esperando se terá um capítulo narrado pelo outro personagem... sei lá, a leitura fica mais completa sabendo o ponto de vista de ambos.
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados