#BEDA Quiz literário – Dia 11 - O que faz um grande escritor e um grande livro?

11/08/2015

escritor-450x283Não saia sem comentar, vou adorar saber a sua opinião!!!


Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?


Elis Miranda: É um conjunto de coisas, desde a ideia da história até o contato com os leitores. Mas o que me chama mais a atenção é a forma que a história foi contada. Um escritor que sabe contar bem a história que imaginou, pode se dar ao luxo de até mesmo usar ideias nada originais. Um grande livro é um livro inesquecível.


Aline Sousa: Sinceramente, não sei definir (risos). Acho que bons escritores são aqueles que conseguem te prender à leitura de um jeito em que a única coisa que você pensa é ler logo as próximas páginas. Um grande livro é aquele em que você lê e quer compartilhar com todo mundo a experiência do que leu. Acho que é isso.


Leana Gonçalves: Um grande escritor é aquele capaz de despertar o interesse do leitor para a sua história independente do assunto. Um grande livro, basicamente é aquele que te transporta pra dentro da história. Onde a conexão é tanta que durante a leitura você seja absorvido por ela. Acho que o essencial é que o escritor tenha uma intimidade com a história, que haja paixão entre eles e não apenas escreva por escrever. O livro tem que ser cativante, apaixonante, e uma boa capa é fundamental, afinal, o belo é essencial aos olhos. Acho que havendo essa combinação, um livro se torna um bom livro e um bom livro se torna um dos melhores livros.


Waléria Maria: Depende muito do gênero de cada autor. Eu particularmente amo livros de fantasia/ficção. Nesse caso, o que faz um grande autor é justamente a criatividade!!! A capacidade de criar mundos e personagens envolventes.


Leila Moredo: Grandes escritores são aqueles que sabem expor em palavras seu conhecimento e criatividade, conseguem tocar o leitor com seus livros de uma forma singular. Um grande livro é autêntico, único, prazeroso e bem escrito. Deve trazer informação, conhecimento e inspirar emoções.download


Marcela Vieira: Um grande escritor ele te faz viver cada linha escrita por ele, te faz recordar dos personagens literários como grandes amigos que passaram na sua vida, te faz se identificar com pequenos detalhes, sentir emoções incontroláveis e se apegar a obra. Um grande livro é aquele que te faz viver, sentir, dar opiniões, se apaixonar, recordar dele com um sorriso na face.


Ana Paula Vitulio: Primeiro de tudo é a humildade da pessoa, depois a criatividade dela, juntando essas qualidades e ela sabendo usar a criatividade pra desenvolver o enredo do livro. E dai a sorte claro ou o padrinho de editora. Hoje o mundo literário é assim infelizmente.


O crédito das perguntas do quiz são da Tatá que comandava o Happy Batatinha (Não achei mais o blog).


badge_post_01

Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

10 comentários :

  1. Alessandra Fernandes12 de agosto de 2015 17:55

    Bom, um bom autor é aquele que conhece seu público, é como Leana citou, é aquele capaz de despertar o interesse do leitor para a sua história independente do assunto.
    Já um grande livro, é aquele que te faz sentir todas as emoções em uma só história e assim que terminar te deixar com uma tremenda ressaca literária e um gostinho de quero mais =)
    Bjs Elis!

    ResponderExcluir
  2. Tudo! O autor e a história que conseguirem me fazer chorar, rir, sentir raiva, xingar, suspirar, torcer, todos os sentimentos de uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Leticia Ramos de Mello Oliveira13 de agosto de 2015 15:02

    Olá, Elis!

    O que faz um grande livro para alguém sempre vai depender dos gostos da pessoa que lê. O que pode ser um grande livro para um, para outro pode ser muito ruim.
    Mas, enquanto a definição de um grande livro depende de cada um, o que torna um autor um grande autor é algo mais amplo, pois um grande autor tem a habilidade de escrever histórias que conquistam o seu publico e de sempre evoluir em sua escrita. Mas para isso, um autor tem que escrever, pois um grande autor não é feito de um livro só.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Nada como ler um bom livro né Alessandra?
    Adoro ficar com gostinho de quero mais.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu ando fugindo de chorar mas um autor que consegue tirar todas as emoções da gente merece respeito. Sem dúvidas.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Realmente é bem pessoal Leticia, mas aquele que consegue ir além do seu público, com certeza chama mais a atenção.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Elis!
    Um grande escritor pra mim é aquele que sabe contar sua história, que sabe transmitir as emoções ao leitor. Quanto a um grande livro pra mim é aquele que me emociona, que me faz viver sem nem mesmo sair do lugar, que me faz sonhar!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Todas vocês transmitiram bem o que sinto, o que creio ser importante num grande escritor e num grande livro.
    A Elis citou algo que é bem crucial: um grande livro pode sim ter ideias nada originais. Pode ter coisa clichê sim, o que vale é o seu diferencial, a forma como conduziu. O que importa de verdade é como esse autor transmitiu aquilo e o que você sentiu ao ler.
    Um grande livro te faz perder a cabeça, as horas e te faz pensar horas e horas naquilo que leu. Um grande livro te conecta com aquele mundo, te insere e cria uma empatia com seus personagens e te faz ter emoções tão reais como se você fosse cada um deles, dá vontade de rir, chorar, defender, brigar... É uma experiência mágica e realmente dá vontade de compartilhar com o mundo inteiro tudo aquilo que você acabou de testemunhar.

    ResponderExcluir
  9. Superdifícil de definir, hein, mas concordo com o que todas vocês disseram, é um conjunto de coisas.
    Mas acho que o essencial é saber contar, de uma forma fluida e sem exageros.
    E que seja uma história que mude sua vida. Se for fantasia, que você pelo menos se divirta, e se for um livro "real" que você aprende algo sobre você mesmo e sua vida. Acredito que esses fatores influenciam muito mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Difícil definir,o simples pode ser grandioso quando dotado de emoção sincera,hum,mas vou citar fatores que valorizo: a criatividade,dedicação em pesquisar/conhecer o tema abordado e a autenticidade de passar um pouquinha de sua alma no que está escrevendo.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados