Resenha: No Mundo da Luna - Carina Rissi

01/06/2015

NO_MUNDO_DA_LUNA_1418998281307416SK1418998281B

No Mundo da Luna
Carina Rissi
Ano: 2015 / Páginas: 476
Idioma: português
Editora: Verus Editora




A vida de Luna está uma bagunça! O namorado a traiu com a vizinha, seu carro passa mais tempo na oficina do que com ela e seu chefe vive trocando seu nome.


Recém-formada em jornalismo, ela trabalha como recepcionista na renomada Fatos&Furos. Mas, em tempos de internet e notícias instantâneas, a revista enfrenta problemas e o quadro de jornalistas diminuiu drasticamente. É assim que a coluna do horóscopo semanal cai no colo dela. Embora não tenha a menor ideia de como fazer um mapa astral e não acredite em nenhum tipo de magia, Luna aceita o desafio sem pestanejar. Afinal, quão complicado pode ser criar um texto em que ninguém presta atenção?


Mas a garota nem desconfia dos perigos que a aguardam e, entre muitas confusões, surge uma indesejada, porém irresistível paixão que vai abalar o seu mundo. O romance perfeito — não fosse com o homem errado. Sem saída, Luna terá que lutar com todas as forças contra a magia mais poderosa de todas, que até então ela desconhecia: o amor.


Com seu estilo ágil e fluido, Carina Rissi criou em No mundo da Luna uma leitura viciante, permeada de humor, magia e paixão, que vai conquistar você do início ao fim.




- Li os três livros de Carina, o Procura-se um marido (o meu favorito) e o dueto Perdida-Encontrada. Por isso, já estou um tantinho acostumada com o estilo da autora: comédia romântica, humor, garota jovem em momento decisivo se depara com a tensão e as exigências do mundo adulto cruel e encontra (apoio/oposição) em amigos e um homem.


- Luna tem 25 anos e trabalha como secretária em uma revista. É jornalista formada e gostaria de ter a grande chance de trabalhar na redação, não como “menina de recados”. Após duas saídas, ela se torna incumbida de escrever o horóscopo, algo que ela ODEIA, porque, afinal de contas, quem é doido de acreditar nisso? Mas como chance é chance, vai a uma loja de produtos esotéricos, compra um baralho cigano e a partir da interpretação que faz das cartas, somada ao estilo único de escrita, cria as previsões... E para surpresa dela, que não acredita em nada disso, se torna um sucesso porque o que ela escreve, bem ou mal, acontece.


- Depois de ter sido traída pelo namorado, finalmente, Luna se interessa por alguém, leva uma rasteira do destino. Em um encontro previsto com um homem que a atraía, por uma reviravolta, ela termina encontrando outro, totalmente inesperado e imprevisto. E é com ele que surge uma “coisa” que ambos não conseguem definir e controlar. Em vários momentos, eles serão surpreendidos e confundidos por algo que não conseguem entender e, por causa disso, reagem bem, mal ou catastroficamente um ao outro.


- Estou tentando não dar spoilers, porque sabia o mínimo possível antes de ler, o que me deixou curtindo a leitura e lidando com as minhas próprias expectativas em conhecer a Luna. Ela é uma jovem que ainda está, de certa maneira, descobrindo a própria identidade (já que, por causa do histórico familiar, possui um conflito que precisava resolver) e ainda dependente da avaliação e aprovação dos outros (sim, ela surta olimpicamente ao se dar conta de que não é magra e esbelta como uma top model, mas, basta dar uma olhada ao redor para perceber que a maioria das mulheres também não é!). Sua maturidade emocional, amorosa e profissional ainda não se firmou, por isso, está sujeita ao ataque impiedoso da insegurança.


- Amei Bia e Fernando (posso contar que li todas as frases dele com sotaque?). Gostei (mas não em todo o livro. Filha, que piti foi aquele na reta final? FALA SÉRIO!) Sabrina e o "príncipe-sapo" Lúcio (ALERTA RUIVO DETECTED!!!) O povo da redação também foi legal, embora eu não conheça a dinâmica de uma publicação semanal (sou pessoa de emoções intensas, trabalho com horário de fechamento "tipo, pra ontem?") Amei Viny. Amei muito o Viny. Amei odiar o Dante e amei amar o Dante quando ele fez por merecer. Da série “meu passado me entrega” (também chamado de Carter Maguire e MacAllister Booke), quem lê o Literatura de Mulherzinha sabe que adoro o tipo “nerd” e de óculos (afinal de contas, eu uso óculos, adoro usar e detesto a solução fácil de “deixe de ser patinho feio e vire cisne usando lentes de contato”). Por isso, por causa dos encontros e desencontros da trama, eu me dividia entre ataque de corações enormes piscantes e ambulantes e a vontade de usar de modo desenfreado o tacape do Bambam para criar juízo em personagens teimosos.


- Gostei do livro, tanto quanto gostei do Procura-se um maridoComo disse lá no início, li em sete horas. Ou seja, só sosseguei quando terminei. Agora ele já foi devidamente confiscado para a pilha de #Madrehooligan. Os surtos e as inseguranças de Luna fizeram sentido para mim.  Outra coisa que aqui faz sentido: a narração em primeira pessoa. Se é "No mundo da Luna", nada mais justo que acompanhar toda a trama conduzida pelo ponto de vista dela. No entanto, talvez, para um próximo livro, porque não um narrador em terceira pessoa, pra gente ter múltiplos pontos de vista para construir o quadro? E mesmo algo que me incomodou no Encontrada, o excesso de trapalhadas da protagonista, acabou não pesando aqui. Talvez porque eu tenha simpatizado com ela porque gosto do nome, faço parte do grupo que dá uma olhada no horóscopo só para ver qual a previsão absurda do dia (tem astrólogo que detesta meu signo descaradamente, então eu ignoro) e que sabe que astrologia é coisa séria para quem convive com isso, mas muitas vezes usa os estereótipos relacionados aos 12 signos como forma de catalogar o mundo (inclusive a mim mesma e alguns personagens dos livros que leio aqui no blog) e também porque a autora atendeu a uma expectativa que eu tinha guardada lá no canto esotérico da minha mente ao escolher o signo da protagonista à beira de um ataque de nervos e também atendeu a outra que nem sabia que tinha, também nesta linha de signos de personagens. Mas para entender - ou não - isso que falei, você vai ter que ler também e tirar suas conclusões.


Beta Oliveira


Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

14 comentários :

  1. Hello!!!
    Conheci o trabalho da Carina Rissi pelo livro Procura-se um marido, também é meu preferido dela!
    Esse livro estou animada de ler desde seu lançamento, so tenho lido resenhas positivas e já ensaiei levar umas duas vezes. Mas no money ainda... =(
    Adorei a sua resenha e leu bem rápido hein?! Acho que vou ler rápido tb, mas nao igua la vc, hehe.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não fazer o meu estilo de leitura mais frequente, gostei da resenha e da sinopse, entrou pra lista de presentes. Sempre bom descobrir novas obras e saber que se encaixam aos perfis de nossos amigos e amigas. ;)

    http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Só pela capa e pela incrível sinopse a minha vontade de ler esse livro já despertou. Ai vem você e faz essa magnifica resenha, nossa está querendo acabar com minha condição financeira mesmo kkkkkkkk. A minha lista só vem crescendo e toda vez que visito o seu blog ela cresce mais ainda ^~^

    Victor Tadeu, blog Desencaixados
    desencaixados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Elis!
    Eu só li Perdida e não achei essa Coca-Cola toda apesar de ter me divertido um pouco. Até me interesso em ler outras coisas da Carina, mas esse livro em si não me anima tanto por tratar de signos, horóscopo e tal, um tema em que não acredito. Mas ainda pretendo dar outra chance à autora e tentar ser mais uma na legião de fãs dela.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro da Carina mas No mundo da Luna está na minha lista de desejados, gosto de histórias permeadas de humor e paixão! Também achei aceitável as inseguranças da Luna, afinal a vida dela da uma baita de uma virada!
    Amei a resenha e ela fez com que eu fica-se ainda mais curiosa em relação ao livro!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu já conhecia esse livro e infelizmente ele não me agradou, ao ver a acap achei q pudesse gostar e com a sinopse também, mas depois fui lendo algumas resenhas sobre ele e vi que não é meu estilo, sua resenha trouxe fatos novos pra mim mas ainda assim não creio que eu leria, que bom que você tenha gostado.
    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie, flor!
    Foge de tudo que estou acostumada, mas mesmo assim me senti atraída especialmente pelo nome e pela capa. Se eu não gostar, posso dar a uma amiga, sempre tem essa opção. Hahahah
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  8. Aline Rodrigues Teixeira3 de junho de 2015 12:54

    Confesso que não sou muito fã de nacionais, mas apesar disso, tenho bastante vontade de conhecer o trabalho da Carina. Perdida está há décadas em minha lista de leitura, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Ainda não conhecia esse livro dela e também estou encantada, o gênero me atrai bastante, então tenho certeza que apesar de não conhecer o estilo de escrita da autora, sei que vou amar esse livro. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu amo a Carina Rissi. Os livros dela sã incríveis e o melhor de tudo, a leitura flui muito rápido e de uma hora pra outra, você ta terminando o livro. Aconteceu comigo em Perdida, e graças a ele, Carina virou uma das minhas escritoras preferidas, Ela sabe escrever uma história viciante, simplesmente amo todos os livros dela e não vejo a hora de ler perdida3 HSUUAHS ops.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Elis! Como vai?
    Ainda não li nenhum livro da Carina Rissi, apesar da curiosidade. A primeira opinião que vi sobre No Mundo da Luna foi negativa, pelo que me lembro, então fiquei com um pé atrás, mas sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler! Apesar de não saber muito sobre, adoro astrologia e achei divertido esse ponto na história <3 A protagonista parece ser um amor de pessoa, aquele ser que você não consegue odiar mas nem que você queira, e isso é muito bom. Espero muito poder ler esse e os outros livros da autora algum dia!!! Tenho certeza de que vou gostar.
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
  11. Que resenha mais incrível ! Você conseguiu descrever tudo o que eu sentir quando li!!

    ResponderExcluir
  12. Eu li ele no meio desse mes, e ameeeei!!
    achei algumas partes maçantes, e deu raiva da Luna por não admitir que estava se apaixonando logo pelo Dante!!
    Mas amei o Dante, amei o final, foi incrível!!
    Me vi muitooooo na Luna, ri muitooooo com a Sa, e odiei a vó Cecília e o Raul, dois chatos kkkkkk
    Não foi tão legal como os da série Perdida <3 , mas é um ótimo livro.
    Com uma escrita entusiástica!!!
    Amei.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Leticia Ramos de Mello Oliveira30 de junho de 2015 18:25

    Sei que alguns criticaram o romance por causa de um conflito da Luna com a família dela, que não vou contar para não dar spoiler, mas acho que sem esse conflito a trama do livro não iria dar certo, afinal isso tem a ver com as previsões dela. E amo também imaginar a personalidade das pessoas através dos signos, mesmo sabendo que nem todo mundo acredita e que a astrologia é bem mais complexa que somente o signo do dia que você nasceu.
    E ter um Nelson Rubens fictício no mundo das revistas deve ter dado a maior graça.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Já escutei muitos elogios aos livros da Carina, mas eu realmente nunca senti uma real vontade de lê-los. O que eu mais curto neste livro em específico é que as situações pelas quais a protagonista passa são facilmente identificadas por nós como pertencentes ao cotidiano de qualquer pessoa comum. Apesar disso, o enredo não é exatamente muito original e isso acaba me decepcionando um pouco.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados