Resenha: O Beijo das Sombras - Richelle Mead

21/05/2015

O_BEIJO_DAS_SOMBRAS_1390426940B

O Beijo das Sombras
Academia de Vampiros # 01
Richelle Mead
Ano: 2010 / Páginas: 320
Idioma: português
Editora: Agir




Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.


Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.


Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?


Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.




Quando li essa sinopse, quis realmente ter o livro mas a verdade é que não me entusiasmou tanto ao ponto de lê-lo logo. Até que vi o desafio do blog Leiturinhas, a MaratonaVA, foi um ótimo incentivo.


Bom quanto ao livro tive uma boa surpresa. Apesar do meu grande espinho no pé, o eca "primeira pessoa", consegui ler o livro prestando atenção somente a história.


Com o boom das histórias vampirescas, ter algo bem contado e original é quase impossível. Mas, falando de um livro que me fez fechá-lo somente quando eu acabei de ler, posso afirmar que foi uma história bem contada.


Fiquei verdadeiramente surpresa com a Richelle ter conseguido colocar a história em meio ao tão comum ensino médio. Várias situações que lemos nesse livro é tão típico da adolescência que fiquei pensando, fui tão boba assim na adolescência? Perdi realmente tempo com coisas tão "sem noção"? O pior é ter que me responder honestamente.


Ao terminar de ler o livro, fiquei feliz. Não há nada de excepcional na história mas gostei de como ela foi construída, uma coisa foi puxando a outra. O grande mistério do livro é conduzido de forma contínua, sem pausas e em meio a fatos que por vezes considerei banais, mas que ajudaram na estrutura como um todo e deixando fatos para os próximos livros além da guerra contra os Strigoi.


Gostei muito da Rose apesar dos momentos que quis socá-la. Lissa pra mim foi indiferente, sabe o famoso não fede e não cheira? Pra mim ela era a lua da Rose e não o contrário que pensei enquanto lia a sinopse. Dimitri é ótimo, ele lida bem com a Rose mas confesso que esperei mais dele, achei que acabou se tornando outro satélite da Rose.


Então o livro é meio que, "o que faremos agora que a Rose fez isso?" O bom é que a Rose está sempre fazendo algo bombástico para enfrentar os perigos que a Lissa se encontra. Assim o livro não é nada monótono.


Quando disseram que iam filmar a história eu fiquei tão animada, mas fizeram um filme tão banal que não emplacou... Sofri viu... Espero que como Instrumentos Mortais, Academia de Vampiros vire um série para a TV. Juro que não perderia um episódio.



Série Academia de Vampiros


Kisses from Hell (Vampire Academy, #0.5)
O beijo das sombras - Vampire Academy (Vampire Academy, #1)
The Meeting (Vampire Academy, #1.1)
Aura negra - Frostbite (Vampire Academy, #2)
Tocada pelas sombras - Shadow Kiss (Vampire Academy, #3)
Promessa de sangue - Blood Promise (Vampire Academy, #4)
Laços do espírito - Spirit Bound (Vampire Academy, #5)
Último Sacrifício - Last Sacrifice (Vampire Academy, #6)


Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

5 comentários :

  1. Leticia Ramos de Mello Oliveira21 de maio de 2015 15:05

    Olá, Elis!

    Conheço a série e o seu spin-off Bloodlines. Acho uma proposta bastante diferente das séries sobrenaturais YA que existe, já que os vampiros não fingem estudar para se disfarçar, mas estudam mesmo no ensino médio. Também gostei muito do detalhe de vampiros terem seu sangue sugado por outros vampiros. Mas ela não despertou tanto o meu interesse. E de novo, outra série que tem seus contos deixados de fora da versão brasileira.
    O curioso é que na capa desse livro (A original, não a do filme que virou um fail por causa do poster que para mim dá o tom mais de uma paródia do que de um filme baseado em um livro) , o portão que aparece nas capas da série tem a inscrição VA, de Vampire Academy, e a partir de Aura Negra, essa inscrição passa a ser AV, de Academia de Vampiros.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olha, não gosto dessa onda de livros com personagens jovens, entre a fase adolescente e adulta, por isso preferi assistir ao filme. Fiquei confusa com o monte de subgêneros vampirescos, curti o filme, mas não fez com que eu tivesse curiosidade pela série impressa. Se lançarem o segundo filme, eu quero, senão paro por aqui msm hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler essa série, curto muito história sobre vampiros, porem estou tentando fugi de séries muito longas, estou encarando no máximo com 4 livros, pois tem três que já tem bastante tempo que estou pelejando pra completa.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre ouvi falar muito bem dessa série, tem muitos fãs apaixonados pela história espalhados pela blogosfera. Consegui a saga faz bem pouco tempo e ainda nem iniciei a leitura, mas estou animada, já que é uma história sobre os verdadeiros vampiros, aqueles complexos que andam um tanto esquecidos hoje em dia.

    ResponderExcluir
  5. OI! Academia de Vampiros é um livro muito conhecido, já me recomendaram tantas vezes, mas nunca peguei para ler. Mas com a sua resenha fiquei ainda mais fã da Rose e também achei que ela parece ser mais importante no livro do que sua protegida. Assistir o filme e como não tive nenhuma expectativa por causa do livro não achei de tudo ruim, mas isso somente porque estava livre da expectativa. Achei Dimitri um fofo e torci pelo casal.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados