Resenha: Ligações - Rainbow Rowell

18/05/2015

LIGACOES_1424467895351837SK1424467895B

Ligações
Rainbow Rowell
Ano: 2015 / Páginas: 304
Idioma: português
Editora: Novo Século




GEORGIE MCCOOL sabe que seu casamento está estagnado. Tem sido assim por um bom tempo. Ela ainda ama seu marido, Neal, e ele também a ama, profundamente – mas o relacionamento entre eles parece estar em segundo plano a essa altura.
Talvez sempre esteve em segundo plano.
Dois dias antes da tão planejada viagem para passar o Natal com a família do marido em Omaha, Georgie diz a ele que não poderá ir, por conta de uma proposta de trabalho irrecusável. Ela sabia que ele ficaria chateado – Neal está sempre um pouco chateado com Georgie –, mas não a ponto de fazer as malas e viajar sozinho com as crianças.
Então, quando Neal e as filhas partem para o aeroporto, ela começa a se perguntar se finalmente conseguiu. Se finalmente arruinou tudo.
Mas Georgie estava prestes a descobrir algo inacreditável: uma maneira de se comunicar com Neal no passado. Não se trata de uma viagem no tempo, não exatamente, mas ela sente como se isso fosse uma oportunidade única para consertar o seu casamento – antes mesmo de acontecer…
Será que é isso mesmo o que ela deve fazer?
Ou ambos estariam melhor se o seu casamento jamais tivesse acontecido?




Georgie e Neal estavam com as férias de natal planejadas, iriam para a casa da mãe dele com as filhas pequenas, mas a oportunidade de ouro da carreira dela finalmente acontece e Georgie precisa trabalhar muito nesses dias para concretizar essa chance. Neal resolve não abrir mão da viagem e parte para a casa da mãe com as meninas.


Georgie tenta falar com Neal várias vezes pelo celular mas não consegue, o que acaba gerando nela o medo que seu casamento esteja acabando. Como não consegue ficar em sua casa vazia, ela fica com sua mãe, na sua antiga casa. Tendo que lidar com os questionamentos de sua família sobre seu relacionamento com Neal.


Usando seu antigo telefone amarelo na casa da mãe, ela enfim consegue falar com Neal, mas não com seu marido e sim o Neal de quinze anos atrás, o jovem que era seu namorado.


A história conta como Georgie enfrenta essa separação de Neal e as reflexões sobre como ela agiu no passado que gerou a vida que ela leva agora e se ela deve ou não tentar mudar o passado.


O livro é basicamente um daqueles contos comuns de natal, que algo ou alguém sobrenatural aparece para que a pessoa mude suas atitudes e possa ser mais feliz. O que não é comum é a narrativa da Rainbow, não houve grandes reviravoltas ou cenas impactantes, tudo era bem real e os personagens bem críveis. Ela conseguiu me envolver completamente no drama de Georgie. Os diálogos são ótimos, a dinâmica entre os personagens flui naturalmente e o telefone "mágico" foi um toque fofo a todo o contexto.


Não acredito que seja um livro para todos, as reflexões que a história aborda alcança a um certo grupo de pessoas, mas a autora é tão boa que eu realmente acredito que vale a pena ler o livro. A forma como ela aborda o amor e o casamento, mesmo entre duas pessoas que parecem que não dão certo juntas, é tocante.


assinatura

Depois de comentar, preencha: Formulário

Comente com o Facebook:

7 comentários :

  1. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, parece ser uma história bem emocionante e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  2. esse livro parece ser óimo sou doida para ler algo dessa autora,
    ja quero mto ele a resenha ficou ótima parabéns
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada da autora, mas sempre acompanho resenhas e, em sua maioria, são positivas. Eu tbm gosto dessa coisa clichê de noite de natal, onde tudo pode acontecer... e quem não gostaria de poder voltar no tempo?

    ResponderExcluir
  4. Os livros dessa autora sempre conseguem me chamar atenção pela sinopse. Elas, em sua maioria, apresentam uma premissa muito original, com elementos diferentes do que estamos acostumados a ver em livros do gênero. Esse em particular me parece bastante leve e descontraído, apesar do clima tenso entre o casal. Apesar desse ar de leveza, a história me passou a impressão de ser bastante comovente e envolvente, como sempre.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu gostei do livro, parece ser uma boa leitura. E, assim como você disse, o livro parece um conto de natal onde algo vai acontecer para você mudar. Mas achei inusitado ser os telefonemas que ela fará para o marido e acabará encontrando o de antes, acho que terá partes emocionantes. Ele tem razão de ter se chateado, era um momento para eles, mas ela pensou no trabalho primeiro.

    ResponderExcluir
  6. Danielle Demarchi30 de maio de 2015 21:04

    O único livro da autora que li até o momento foi "Eleanor & Park", mas gostei muito da narrativa dela e dos personagens que ela criou, por isso já tenho os outros livros dela lançados no Brasil, inclusive esse, e pretendo lê-los em breve. "Ligações" parece ser o tipo de livro que aborda questões complicadas como a dificuldade em manter um relacionamento por tanto tempo e ao mesmo tempo se dedicar à família e à carreira.
    Estou curiosa para ver como a autora trabalha com essa questão de conversar com o Neal do passado para tentar identificar os erros antigos e salvar o casamento do casal no presente, realmente essa situação lembra alguns filmes de final de ano e, assim como quando os assisto, sei que vou torcer muito para que a protagonista consiga ser feliz.

    ResponderExcluir
  7. Leticia Ramos de Mello Oliveira31 de maio de 2015 11:29

    Olá, Elis!

    Sou um dos tipos de pessoa que seriam tocadas por Ligações, pois amo ficar questionando "E se...". Não sou uma paranoica que foca a vida em um passado que não aconteceu, mas é sempre legal pensar que se você mudou alguma coisa no passado, a sua vida inteira muda para pior ou para melhor. A vida é um jogo de possibilidades, mas só podemos trilhar um caminho só e a Rainbow mostra com isso ocorre com a Georgie.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados