Resenha: A esperança - Suzanne Collins

21/03/2015

A_ESPERANCA_1362102238B

A Esperança
Trilogia Jogos Vorazes # 03
Suzanne Collins
Ano: 2011 / Páginas: 424
Idioma: português
Editora: Rocco




Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.


A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.


O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?



Parte I “As Cinzas”
“- O presidente Snow diz que está nos enviando uma mensagem? Bom, tenho uma mensagem para ele. Você pode nos torturar e nos bombardear e queimar nossos distritos até que eles virem cinzas, mas está vendo isso aqui? – Uma das câmeras segue o local que eu aponto com a mão: as aeronaves queimando no telhado do armazén em frente a nós. A insígnia da Capital em uma das asas brilha visivelmente em meio às chamas. – Está pegando fogo! – Estou gritando agora, disposta a ter certeza de que ele não perderá nenhuma palavra. – Se nós queimarmos, você queimará conosco!”


Katniss sempre sendo usada, sempre querem algo dela, mas nunca perguntam o que ela realmente quer. Ela era necessária na guerra? Na realidade não, o que era importante era o que ela representava.
Estou sofrendo muito pelo Peeta e nem imagino que tudo que penso que esteja acontecendo com ele, é bem pior que minha ingênua imaginação.


Parte II “O Assalto”
“De repente, precisam mesmo. Mas se Coin mandou Peeta para cá, ela também decidiu uma outra coisa. Que sou mais útil a ela morta do que viva.”


Quando lembro do que li nessa parte, o único pensamento que me vem é: Como tudo isso chegou a esse ponto? Aí lembro que agora realmente está tudo às claras… é uma guerra. Sempre foi uma guerra. O que luto para descobrir nessa fase do livro é, existe bem e mal? Ou os objetivos finais são mais importantes que os meios?
É um sofrimento e um angústia sem fim. Meu coração ficou apertadinho no peito. Mas ainda consegui ficar com raiva da Katniss, Peeta e Gale. Esse triângulo amoroso pra mim ficou ridículo, pronto falei. Na verdade de quem eu menos senti raiva nisso à essa altura foi a Katniss porque pelo menos ela era realista o suficiente para aceitar que não tinha condições mentais de pensar sobre isso.


Parte III “A Assassina”
“Um Peeta furioso martela Haymitch com a atrocidade à qual ele próprio poderia se tornar afiliado, mas sinto que Haymitch está olhando para mim. Então, esse é o momento. Em que descobrimos como somos tão exatamente iguais, e o quanto ele verdadeiramente me compreende.”


E no final das contas Katniss que dá um basta. Ao perceber que tudo continuaria igual, ela toma uma decisão que eu mesma, antes de ler, pensei em fazer se estivesse no lugar dela. Chorei ao ler essa parte III do livro. Detalhe, estava dentro do ônibus voltando para casa do trabalho. Todo mundo olhando para mim e eu gritando mentalmente “não! não! não!” enquanto a lágrima teimosa descia.


Terminei o livro me sentindo tão triste. Mesmo o final tendo aquilo que eu queria para a Katniss desde o começo, não tinha como ser um típico final feliz. Aconteceram tragédias dolorosas demais, houveram perdas demais. Mesmo em meio a acontecimentos felizes, pedaços deles foram perdidos e sem eles, nenhuma felicidade pode ser completa.


É uma trilogia fantástica, muito tempo que não leio algo que mexe com tantos sentimentos diferentes.


assinatura

Trilogia Jogos Vorazes:

#1 Jogos Vorazes – The Hunger Games < Leia a resenha >

#2 Em chamas – Catching Fire < Leia a resenha >

#3 A esperança – Mockingjay

 

Depois de comentar, preencha:


Formulário

Comente com o Facebook:

4 comentários :

  1. ELIZABETH MACHADO SALLES21 de março de 2015 07:36

    Não cheguei a esse livro ainda, mas estou ansiosa pra ler. Estou doida pra saber como vai desenrolar a história. Os personagens estão cada vez mais encantadores. Principalmente a Katniss que vem crescendo absurdamente na trama. Ela já está mais destemida e primorosa do que no primeiro livro. Isso me deixa bastante contente. Amando cada momento de sua vida e batalha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Elis, parabéns por ter chegado tããão longe!
    Vi a adaptação de Jogos Vorazes e quase infartei no cinema - fiquei imaginando o sofrimento de uma leitura detalhada por dias - daí tomei a decisão de não ler a série e assistir somente os filmes e sofrer ali por alguma horas.

    ResponderExcluir
  3. Leticia Ramos de Mello Oliveira31 de março de 2015 20:57

    Olá, Elis!

    Finalmente comprei a trilogia (e como já disse antes, a culpa é do Donald Sutherland). Mal posso esperar para entender o sucesso dessa saga e de como a influencia da Guerra do Vietnã e de como as ideia da Suzanna sobre os pontos de vista e sobre o que as pessoas fazem pelo poder se refletem nas ações de Katniss.
    Sim, cheguei tarde para ser um tributo, mas acho que vou amar a saga mesmo assim.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Aí me diz o que achou please!!!
    bjoss

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Atenção

Oi gente, o blog ganhou um layout novo e como eu migrei do wordpress para o blogger, os posts antigos estão muito bagunçados. Toda mudança gera uma bagunça e não seria diferente por aqui.
Irei arrumando os posts sempre que eu tiver um tempinho, conto com sua compreensão.

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados