Resenha: O diário secreto de Lizzie Bennet – Bernie Su e Kate Rorick

16/02/2015

O_DIARIO_SECRETO_DE_LIZZIE_BENNET

O Diário Secreto de Lizzie Bennet
Bernie Su e Kate Rorick
ISBN: 9788576863410
Ano: 2014 / Páginas: 364
Idioma: português
Editora: Verus




O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries.
Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet.


De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...~
"O Diário Secreto de Lizzie Bennet é, com certeza, a melhor adaptação literária de Orgulho e Preconceito de todos os tempos. Um livro inteligente, muito divertido, muito Jane! Os amantes de Lizzie e Darcy precisam tê-lo na estante." - Carina Rissi, autora de Procura-se Um Marido e da série Perdida



- Sim, já tinha ouvido falar da webserie no Youtube, mas com uma conexão como a minha (de lua), fica difícil assistir. Então quando soube do livro fiquei literalmente rastreando o lançamento porque TINHA QUE LER (blogueira no modo obsessivo compulsivo detected).


- Este livro é a prova da genialidade de Jane Austen e da imortalidade de Orgulho e Preconceito. Afinal de contas, parem pra pensar, quantos livros já foram escritos e lançados em todas as línguas no mundo. A minoria consegue transcender barreiras e terem pessoas se importando com eles não importa quanto tempo passe. A jornada de Lizzie e Mr. Darcy começou em 1813 (se partirmos do ano da publicação. Se for quando foi escrito, o ponto de partida é 1797) e, 201 anos depois, não faltam fãs apaixonados e fervorosos do livro e de tudo que surgiu a partir dele. Basta lembrar que já foi adaptado para o cinema várias vezes, teve uma icônica minissérie da BBC que transformou Colin Firth “no inglês queridinho” em meados da década de 1990 (eu já vi, é ótima, você nem percebe as SEIS HORAS passarem) e inspirou Bridget Jones, Austenland, conjecturas sobre a vida da autora e até a versão terror, que não vou ler de jeito nenhum.


- Mas de todas estas inspirações, Os Diários Secretos de Lizzie Bennet, leva vantagens por se inspirar tão bem no original que encontrou soluções criativas para adaptá-lo para a nosa atualidade, sem perder a essência do trabalho de Jane Austen, que inclui uma observação mordaz da sociedade e do modo de agir das pessoas nela. Desta vez, Lizzie é uma estudante de Mestrado em Comunicação que começou um vlog como projeto de uma disciplina. O assunto? A rotina dela e o relacionamento com a família, formada pelo pai tranquilo e na dele, pela mãe que cismou que quer casar as filhas com homens ricos, a doce, bondosa e prestativa irmã mais velha Jane e a impulsiva, energética Lydia. A chegada dos Lee a Netherfield, a maior casa na área mais rica da cidade, deixa a sra. Bennet em polvorosa e incontrolável.


- Algumas soluções encontradas para os personagens e para adaptar o original à abordagem contemporânea foram ótimas. Nem posso adiantar aqui para não tirar a graça. Me vi esperando o aparecimento de alguns personagens para saber como eles seriam e de que forma agiriam. Nunca simpatizei com a Lydia, nem no livro original nem nos filmes a que assisti. Este livro me trouxe uma compreensão da personagem que nunca tive paciência em ter.


- E o Darcy?! Ai meu Deus, o Darcy que amamos está aqui e como se fosse um cara que a gente poderia encontrar em um evento de trabalho, rolar aquele “santo não bateu” e, depois, descobrir que um estava muito enganado a respeito do outro.


- É divertido, é empolgante, consegue trazer uma abordagem criativa para um clássico. É uma prova de amor ao trabalho de Jane Austen e que faz feliz todos os que leem. Eu ainda não vi a webserie, pretendo ver assim que a conexão da internet e minha nada mole vida deixar. Afinal de contas, em se tratando de Orgulho e Preconceito, sou um caso perdido em treinamento. Ainda preciso evoluir muito :D


Por Beta Oliveira



Depois de comentar, preencha:


Formulário

Comente com o Facebook:

4 comentários :

  1. Só agora eu to lendo Orgulho e Preconceito, depois disso com certeza vou querer ler esse diário de lizzie bennet, afinal é uma coisa mais moderna, mais nos nossos dias né, Já vi um episódio da websérie e achei interessante.

    ResponderExcluir
  2. Tenho amigas que amam os videos, mas eu não vejo graça. Tbm nunca li Jane Austen… então não sou a melhor pessoa pra opinar hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Leticia Ramos de Mello Oliveira25 de fevereiro de 2015 16:53

    Eu nunca li nenhum livro da Jane Austen, mesmo já tendo visto obras que foram inspiradas nos livros delas. Mas quando vi que esse livro tem uma pegada mais atual, adaptando Orgulho e preconceito sem perder a base que torna o romance tão cultuado e atual até mesmo para uma sociedade moderna, já me deu vontade de ler, mesmo não tendo visto a web-série, que foi produzida por Hank Green (o irmão do John, sim, isso mesmo, John Green).
    E Mr. Darcy é Mr. Darcy, não importa a era onde vive.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Orgulho e Preconceito, um livro maravilhoso e sem duvidas um dos meus favoritos, amo de paixão! Nunca tinha ouvido falar desse livro mas rodando pelas suas postagens no blog acabei vendo essa resenha em posts relacionados e essa capa me chamou MUITO a atenção, por fim, só sei que PRECISO! desse livro pra já, a ideia dele é ótima e parece que vai me agradar bastante.

    Super curti seu blog e suas resenhas, sucesso!!!
    Beijão,
    www.garotaroyal.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Atenção

Oi gente, o blog ganhou um layout novo e como eu migrei do wordpress para o blogger, os posts antigos estão muito bagunçados. Toda mudança gera uma bagunça e não seria diferente por aqui.
Irei arrumando os posts sempre que eu tiver um tempinho, conto com sua compreensão.

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados