Resenha: Dinheiro Sujo - Lee Child

11/02/2015

DINHEIRO_SUJO_1246026158B

Dinheiro Sujo
Jack Reacher #1
Lee Child
ISBN: 8528612244
Ano: 2006 / Páginas: 472
Idioma: português
Editora: Bertrand Brasil




Dinheiro Sujo - Dinheiro sujo é o romance que apresenta o durão Jack Reacher - filho de um soldado, ex-policial militar -, protagonista de uma série de livros, elogiados por gente como Stephen King, que são sucesso em todo o mundo e cujos direitos de filmagem estão sendo disputados pelos maiores estúdios de Hollywood. É um thriller no qual Reacher, preso por engano, mostra que a justiça escolheu brincar com a pessoa errada. Nesta sua primeira aventura, Reacher verá uma cidade-modelo na Geórgia revelar toda a sua podridão, ao mesmo tempo em que é iniciada uma brutal e surpreendente contagem de cadáveres... e de milhares de notas de dólares falsificadas.



Jack Reacher é um ex-militar que chega a Margrave querendo paz e sossego. Ele é alto, lindo, gostoso, entendido de música, carinhoso, romântico, treinado em vários tipos de lutas, consegue atirar com toda e qualquer arma e matar um homem com as próprias mãos.


Ele vai parar nessa minúscula cidade em busca de informações de um antigo bluesman, mas o que acaba encontrando é violência e corrupção.


É preso por homicídio, mas percebemos logo no início que tudo é uma grande armação e que algo de muito sinistro acontece naquela cidade.


O mais incrível do livro é que apesar de você saber desde o início quem são os vilões da história e o que é que está acontecendo lá, você fica tentando entender o como.
E, claro, fica roendo as unhas de desespero por não saber exatamente quem são os mocinhos, já que toda vez que você pisca percebe que alguém ali é corrupto.


Um costume meu é ler a contra capa do livro e ver o que foi que os críticos disseram dele, então imaginem a minha surpresa quando me deparei com comentários do Stephen King.


“(…) Dinheiro Sujo merece um prêmio por Melhor Cidade Corrupta do Sul dos Estados Unidos e Melhor Cena de Explosão num Armazém. ” STEPHEN KING


Gente, avaliação mais perfeita impossível. Nunca li uma cena de explosão tão boa (e olha que já li um monte delas) ou vi uma cidade mais corrupta.
O Lee Child vai dando pequenas dicas e você vai desvendando cada crime que aconteceu lá. Aí, quando chega o final, você entende perfeitamente por que o King disse aquilo. É o final mais simples e maravilhoso possível, daqueles que faz você dar uma risada deliciosa enquanto xinga o autor por ter te mantido cega todo aquele tempo.


Outra coisa peculiar nele é a falta de cenas românticas. O gostosão do Jack até arruma uma “namorada” durante o livro, mas fora uns beijos e algumas sugestões das cenas de intimidade dos dois, não existe qualquer cena de amor.
Entrei para a lista dos fãs dos livros do Lee e o gostosão do Jack me pegou de jeito (ui!). \o/!


Recomendo!


Por Barbara Santiago


Saga Jack Reacher


Killing Floor (#1)
Die Trying (#2)
Tripwire (#3)
Running Blind (#4)
Echo Burning (#5)
Without Fail (#6)
Persuader (#7)
The Enemy (#8)
One Shot (#9)
The Hard Way (#10)
Bad Luck and Trouble (#11)
Nothing to Lose (#12)
Gone Tomorrow (#13)
61 Hours (#14)
Worth Dying For (#15)
Second Son (#15.5)
The Affair (#16)
Deep Down (#16.5)
A Wanted Man (#17)
High Heat (#17.5)
Never Go Back (#18)
Not a Drill (#18.5)
Personal (#19)
Make Me (# 20)


No Brasil:


Bertrand


Dinheiro sujo


Destino inferno


Alerta final


Um tiro


O último tiro (que virou filme)


Outras editoras


O Caminho Mais Difícil


Azar e contratempo



Depois de comentar, preencha:


Formulário

Comente com o Facebook:

4 comentários :

  1. Tenho uma amiga que é apaixonada pela série, acho que já tá no 10º livro.
    Eu assisti a adaptação de O último tiro e gostei, mas tem coisas em Jack que não entendo. Ele não tem identidade, cartões ou qlqr coisa semelhante, recebe uma pensão - se não engano - pelo tempo que fez parte do exército e lava suas roupas em pias de banheiros... gente, pra comprar roupa não precisa ter identidade se tiver dinheiro.
    Falo isso e minha amiga fica doida hahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Do autor só li O Último Tiro e adorei, muito tenso. Também vi o filme, mas o livro ficou melhor. Gostaria de ler esta série completa.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Explosões, corrupção, um cara gostoso. Precisa falar mais nada pra me convercer hahaha
    Não conhecia essa série (enorme, diga-se de passagem) ainda e achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Leticia Ramos de Mello Oliveira28 de fevereiro de 2015 18:46

    Essa sinopse que está aí em cima está meio desatualizada. É que o filme baseado em um dos livros que tem como protagonista Jack Reacher já foi lançado em 2012 e se chama O último tiro e tiveram que mudar o nome do livro em que foi baseado no livro por causa disso (antes se chamava "O tiro") numa versão com o Tom Cruise na capa.
    Sou mais de livros de romance, mas Jack é bem diferente do heróis de livro. É um herói de ação, o que é raro nos livros, em que se pensa que histórias de ação não funcionam bem porque são difíceis de imaginar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados