Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

06/01/2015

O_ORFANATO

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares
Srta. Peregrine - Livro 01
Ransom Riggs
ISBN: 9788580442670
Ano: 2012 / Páginas: 336
Editora: Leya




Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.



Passeando por uma livraria, vi uma capa que me chamou atenção: uma foto borrada, meio macabra com ar de terror de tirar o sono. Fiquei curiosa para entender sobre o que se tratava, e olhando a contracapa me deparei com a crítica do livro, feita por ninguém menos que ~Tim Burton~ onde dizia:
“Vocês têm certeza que não fui eu quem escrevi esse livro? Parece algo que eu teria feito…”


Eu fiquei muito curiosa para ler, ainda mais quando vi que se tratava de um autor ligeiramente desconhecido até então, elogiado por um diretor altamente excêntrico tendo como cereja do bolo muitas ilustrações arrepiantes em suas páginas.O livro é intrigante e divertido, mas com um começo um tanto quanto sem sal, decolando, aos poucos, para aventuras dinâmicas que fazem o leitor agarrar o livro até desvendar todo o mistério. Não, não se trata de um livro de terror macabro, pelo contrário chego a classificá-lo como um livro para o público teen.


Sem dar nenhum spoiler ou dica do que se trata profundamente, apresento uma breve ideia do que encontrar nesse livro:


Jacob é um adolescente de 16 que admira e tem como herói o avô, que conta historias incríveis sobre um orfanato para crianças com dons peculiares. Descritas em cada pagina ilustrada por fotos, o leitor vive o mistério junto com Jacob, na busca por respostas sobre a morte de seu avô.


Dentre os dons das crianças peculiares, estão uma menina que pode segurar fogo nas mãos, outra cujos pés jamais tocam o chão, e gêmeas que se comunicam telepaticamente, tudo com muitas fotos, para provar para Jacob (e para você também) que todas as histórias do vovô Portaman são reais.


“Era difícil saber se ele estava falando sério. Por outro lado, meu avô não era um piadista. E franziu o cenho ao ler a desconfiança em meu rosto.
- Tudo bem, você não precisa acreditar apenas porque estou dizendo. Tenho fotos”.


Riggs nos deixa com água na boca ao fim do livro, indicando claramente que haverá continuação sobre o destino de Jacob e seus companheiros.


O livro vai virar filme, já que Tim Burton levará a trama aos cinemas. Basta agora saber o que nos deixará mais ansiosos: ver a história nas telonas ou ler o próximo livro!


por Débora Machado


Série:

#01 O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares - Miss Peregrine's Home for Peculiar Children

#02 Hollow City

## Miss Peregrine's Home for Peculiar Children: The Graphic Novel

Depois de comentar, preencha:


Formulário

Comente com o Facebook:

10 comentários :

  1. Estou bem animada para conhecer este livro!!!
    "Conheci" Ransom Riggs graças a Tahereh Mafi, a autora de Estilhaça-me e que também é a sua esposa. A Tahereh sempre postava fotos no Twitter com ele e em uma dessas imagens ela mencionava na legenda o livro do esposo. Adoro o jeito que ela escreve, com uma dose subjetiva que beira a poesia e quando soube do seu casamento e que seu cônjuge era também um escritor fiquei hiper feliz rsrsrs Enfim, o livro tem excelentes críticas no exterior e até Tim Burton estava entusiasmado. O que me entusiasmou foi essa mistura de mistério, fantasia e veracidade que citou na resenha, adoro obras instigantes que não me deixam focar em mais nada. Creio que o Ransom seja tão feliz em sua narrativa quanto a Tahereh, mas quero muito ler e tirar minhas próprias conclusões, uma pena que nas duas vezes que tentei comprar o valor estava bem caro ou indisponível :(

    ResponderExcluir
  2. Não é bem meu estilo de leitura, mas confesso que fiquei curiosa.

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Tenho que confessar que fiquei um pouco decepcionada agora por saber que não se trata de terror rs Continuo interessada no livro, claro, parece ser extremamente bom, pro Tim Burton gostar quer dizer que o livro não é pouca coisa né, mas eu preferia se a história fosse voltada para o terror, acho que ficaria bem legal.

    ResponderExcluir
  4. Olá Elis e Débora,
    Sabe que recentemente caí da cadeira ao saber que a Tahereh Mafi casou com o Ransom Riggs?
    Não que eu o conhecesse, até fui caçar que livro é de autoria dele, e me deparei com este título. Quanta coincidência.
    Falando da capa, eu tenho pavor dela, e li sobre o filme tb, deve ser arrepiante, afinal até filmes infantis do Burton são meio assustadores.
    As crianças soam como X-Men, com fotos sinistras, mas se esquecer as fotos talvez eu consiga ler.
    Gostei de antemão do vovô Portaman. E o Jacob é bem obstinado, né?
    Gostei bastante da resenha, espero criar coragem e conferir.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda estou curiosa mas não tenho urgência para ler. Não sei se fosse mais voltado para o terror eu iria passá-lo a frente na lista de leitura.

    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Esse é meu pensamento também. Criar coragem e conferir. rs

    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Eu não tinha arado para restar atenção ao livro,
    mas parece ser misteriosa o que eu gosto, vou dar uma olhada no preço dele, quem sabe rs,
    Uau vai virar filme e com este diretor, fiquei ainda mais curiosa. Não sabia que era uma serie, achei que era único, vamos torcer para não demorar para ser lançado,
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa assustadora e gostei, mas não é o meu gênero favorito e apesar da ótima resenha não me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  9. Sabe que estou mais animada pelo filme que em ler.
    Vamos ver o que acaba chegando primeiro, a leitura ou o filme....

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda estou curiosa mas não estou ansiosa, entende?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Atenção

Oi gente, o blog ganhou um layout novo e como eu migrei do wordpress para o blogger, os posts antigos estão muito bagunçados. Toda mudança gera uma bagunça e não seria diferente por aqui.
Irei arrumando os posts sempre que eu tiver um tempinho, conto com sua compreensão.

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados