Resenha: Amor – Daniel Glattauer

15/01/2015

AMOR

@mor
Emmi & Leo # 01
Daniel Glattauer
ISBN: 9788581051246
Ano: 2013 / Páginas: 188
Editora: Suma de Letras




Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade.



Tentei com todas as minhas forças ler o livro sem preconceito. Não condenando logo de cara e me deixando envolver na história. Como foi difícil! Sou tão contra traições que chego a ser chata. O ato de enganar a pessoa com quem você assumiu um compromisso, para mim é injustificável.
Leo e Emmi se encontraram no mundo virtual sem querer, mas ambos sentiam falta de algo em suas vidas. Foram prolongando contato, cada um se transformando nesse “algo” que faltava do outro. Seria perfeito se não fosse o fato de que Emmi é casada. O que tornava o relacionamento deles uma fonte de absurdos, porque tudo que acontecia no virtual não poderia vir para o real, mas todos os sentimentos eram muito reais e só aumentavam.
Eles se esbarraram, se conheceram, se atraíram, se magoaram, ou seja, um verdadeiro relacionamento. Por isso eu considero sim, ela traiu o marido.
Achei o Léo um homem interessante, daqueles que eu adoraria ser amiga porque ele é inteligente e com um estilo de humor que acho bem legal. Agora, ter um relacionamento com ele? Nem pensar, todos os relacionamentos dele descritos no livro são doentios. Não senti nenhuma confiança nos sentimentos dele em momento algum e que raiva que eu senti quando simplesmente ignorou os sentimentos do outro homem.
Já a Emmi para mim é aquele tipo de mulher que reclama até de nota nova de 100. Seu relacionamento com o marido estava confortável, sua vida como um todo estava estabilizada. Leo traz um aspecto que faltava e a miss egoísta quer o que? Tudo! Não houve um momento no livro que eu tenha estado ao lado dela.
Por incrível que possa parecer quem eu achei mais lúcido nessa situação foi o marido. Bernhard dá uma lição de amor que me ganhou, não estou dizendo que concordo com aquele ato altruísta, mas entendi a lógica por trás dele.
Achei o final perfeito. Bati palmas para o Bernhard. Mostrou que realmente conhece sua esposa.
Claro que o não-final da história me deixou um gosto agridoce. Porque quero que se resolva, porém tenho receio de como ela será resolvida, entendem?
Bom, o jeito é ler o segundo livro.

Agora eu tenho que comentar a qualidade do livro em si. Que trabalho maravilhoso da Summa. Tradução e revisão, impecáveis! Eu que não sinto vontade de reler o livro, quero tê-lo. Há tantos livros lançados sem qualquer cuidado pelas editoras que tenho que ressaltar quando uma acerta desse jeito.
Claro que isso só foi possível porque o autor é fantástico. A escrita dele é envolvente, fez com que todos os sentimentos se tornassem reais para mim.


Leitura mais que recomendada.


Inclusive um amigo do trabalho pediu uma dica de livro para dar de presente e recomendei logo esse. E depois me contou que fez o maior sucesso. A esposa dele só largou quando acabou. Fiquei mega feliz por tabela.


assinatura

Duologia


Emi & Leo


Emi & Leo: A sétima onda



Depois de comentar, preencha:


Formulário

Comente com o Facebook:

9 comentários :

  1. Elis sou que nem você, muito chata com esse negócio de traição. Não me desce na garganta tanto em livros quanto na vida real. Esse livro com certeza me deixaria com muita raiva!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elis. tudo bom? Acho que preciso incluir "Amor"em minha lista de livros para ler. São várias as resenhas positivas. Gostei da resenha, saiba que ficou ótima

    Bjs
    Lu Blog: Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  3. Oi Elis,
    sabe que odiei esse livro? Li com tanta vontade, mas fiquei consternada com a Emmi, irritante, egoísta, melodramática.
    Gostei do Leo e fiquei triste por ele se deixar levar pela conversa dela... não fiquei nem um pouco ansiosa pela continuação.
    Fazer o que.... kkkk
    Mas gosto de ler opiniões contrárias às minhas. =)

    ResponderExcluir
  4. Tu é guerreira, irmã hahahahahaha
    Olha, eu não encararia um livro que já sei que há uma traição de fato. Como vc acho que trair quando se tem um compromisso é inaceitável e injustificável. Qdo se trai é pq já não há mais respeito e honestidade no relacionamento.
    Passarei longe, mesmo a resenha sendo positiva no final das contas.

    ResponderExcluir
  5. Foi um desafio irmã! Enormeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee rs
    Mas o autor é um espetáculo.

    ResponderExcluir
  6. Por mim os dois poderiam ir para a casa do caramba mas o autor é muito bom, acabei querendo ler o outro, mas não tenho pressa nenhuma agora rs

    ResponderExcluir
  7. Eu odeio traição mas consegui ver os méritos do livro, acho que acaba sendo uma boa leitura ;)

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida nenhuma, acredite.

    ResponderExcluir
  9. Caramba! Tenho sérios problemas com isso também...
    Teve uma obra que li que envolvia traição, porém achei mais "simples" de ler porque havia a perspectiva das duas partes e consegui entender o que ocorreu. Então, no fim das contas, acabei me apegando a todas as partes envolvidas, sem demonizar ou crucificar nenhuma das partes; graças a autora que fez um enredo muito bom, com personagens realmente críveis. Só que acho que nesse caso me irritaria um pouco, olhando sob sua perspectiva. Protagonistas egoístas me tiram muito do sério rsrsrs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Atenção

Oi gente, o blog ganhou um layout novo e como eu migrei do wordpress para o blogger, os posts antigos estão muito bagunçados. Toda mudança gera uma bagunça e não seria diferente por aqui.
Irei arrumando os posts sempre que eu tiver um tempinho, conto com sua compreensão.

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados