Resenha: O Céu Está em Todo Lugar - Jandy Nelson

28/11/2014

O céu está em todo lugar

 

O Céu Está em Todo Lugar
Jandy Nelson
ISBN: 9788563219374
Ano: 2011 / Páginas: 424
Editora: Novo Conceito




Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...



Quando li a sinopse do livro, pensei “Quero ler esse livro”, mas meses e meses se passaram sem que eu sequer cogitasse lê-lo. Só que minha cabeça de bookaholic funciona assim mesmo, leio uma sinopse, penso que vou querer ler e compro. Pode levar um minuto ou um ano, irei ler no momento que o livro me chamar. Então porque não comprar só quando quiser ler? Simples meu caro Watson, preciso tê-lo a mão, como vou ouví-lo me chamar se ele estiver na livraria em vez de na minha casa? Louco? Sim, é. Assumo. rs
Então esse livro me chamou, coloquei na bolsa e o levei para o trabalho, dentro do ônibus, vivendo meu sempre longo engarramento de todo dia, comecei a ler e pronto. Fui fisgada.


A morte me assusta muito, não ter mais a pessoa ao seu lado, deixar de partilhar o dia a dia, deixar de contar as coisas, ou decidir não contar por saber que não precisa, já que a pessoa está ali mesmo. Isso me apavora. Pensar em acordar e saber que aquela pessoa não fará parte do meu dia, me causa calafrios de horror.


O que fazer quando morre alguém que você ama muito?


Eu não sei e na verdade, duvido que alguém sabia. Perder alguém importante na sua vida é inevitável, algum dia irá acontecer, mas como sobreviver a isso é tão pessoal e diferente para cada um que quando leio sobre isso penso, “eu não sobreviveria”. Assustador não?


O livro é sobre a jornada da Lennie, em o que fazer agora que sua irmã mais velha não está mais ali. Com o grande vazio que ficou. Porque para Lennie, Bailey era a protagonista. Sua vida era acompanhar a vida da irmã. Ela que possuía luz e brilhava, estava contente somente em estar com ela.
Ler as lembranças da Lennie sobre a vida com a irmã é tão agridoce. Porque me sentia com vontade de dizer “Olha Lennie, você pode ser assim também, pode ser protagonista e brilhar”, mas sentia aquele coisa gostosa quando alguém fala sobre a pessoa que ama, então a desculpava.
Percebi claramente como a morte da irmã a afetou ao seu nível mais básico, remexeu com toda sua estrutura. Somente isso já seria o bastante para manter uma garota ocupada mas então surge Joe. O romance deles é tão lindo e fofo. O amor surgindo e crescendo, as descobertas… Mas a tristeza infinita ainda a esmaga, Toby parece ser o único que compreende e isso os leva a criarem uma baita confusão.
Tudo que aconteceu, eu considerei necessário. Vi como cada momento, cada bilhete escrito, foram importantes. Sua avó, seu tio, Joe, Toby e inclusive sua mãe. Tudo construiu a base para a vida dela sem a irmã.


Li e reli os bilhetinhos várias vezes, são tão cheios de emoção que chorei algumas vezes, tenho que admitir.


O livro é lindo, tudo segue como um rio, flui bem a escrita. Em nenhum momento eu pensei, essa autora surtou. Muito pelo contrário, só lembrei que a autora existia quando terminei o livro.
Dou sempre nota mil ao livro quando isso acontece. Fisgar um bookaholic é difícil, podemos parecer uma raça que é enrolada por qualquer livro, só que devo desiludi-los. Somos um povo que vai além do “ler”. Então o livro dever ter algo a mais para realmente nos fisgar.


assinatura

 

Sobre a autora:

53091312555576G

Jandy Nelson mora em São Francisco, e lá, assim como Lennie, divide seu tempo entre cuidar das árvores e correr livremente pelo parque. Jandy é uma agente literária, poetisa com livros publicados, e acadêmica eterna. Formada pelas universidades de Brown, Cornell e Vermont. É uma pessoa supersticiosa e uma romântica dedicada, loucamente apaixonada pela Califórina, e pela forma como esse estado continua firme na ponta de um continente. O céu está em todo lugar é seu primeiro romance.



Comentarista Premiado < Formulário >

Comente com o Facebook:

5 comentários :

  1. Aiiiii acabei de ler a sinopse e pensei: preciso ter esse livro!!
    Mas, sou como você, quero te-lo mas pode ser que eu o leia daqui dez anos.
    Gente, fiquei mega curiosa, por tenho certeza de que esse livro mostra bem o luto. Quero muito saber com qual dos dois ela fica.
    Ainda não conhecia esse livro... Agora quero ele urgentemente...

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi algumas pessoas falando desse livro, mas nunca tive vontade de ler. A história parece ser linda mesmo, e é ótimo saber que a escrita é boa também. Mas não sei se lerei ele algum dia, não é o tipo de livro que eu gosto =X
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre vejo esse livro nas livrarias, mas nunca me veio aquela vontade de comprá-lo. Grande erro meu. Deveria pelo menos ter parado para ler a sinopse, porque com certeza eu iria me apaixonar assim como foi com você. Também não sei se é possível fazer algo para amenizar o sofrimento quando alguém próximo morre, mas é sempre bom ter alguém para nos confortar ou 'desviar' nosso foco. Já adicionei na lista de desejados rs

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei com bastante vontade de conhecer ele. A história parece ser muito boa, e o livro parece ser lindo mesmo. Já entrou pra minha listinha :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Lembro do alvoroço que esse livro causou na época do lançamento, mas não sou dada a dramas, pelo menos não em livros. Mas não posso negar que ele me cause curiosidade pelas resenhas sempre elogiosas... nunca li uma resenha negativa!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados