Resenha: O Beijo das Sombras - Richelle Mead

18/09/2014


O Beijo das Sombras

Academia de Vampiros #1

Richelle Mead

Editora Agir

319 páginas

 

O Beijo das Sombras escrito pela Richelle Mead é o primeiro volume da famosa série Academia de Vampiros, onde a protagonista foge de padrões das mocinhas. Estou começando a leitura dessa série bem atrasada, e ainda estou tentando lembrar o motivo da minha espera. Não sei era o fato de ser uma série sobre vampiros, ou se foi devido a minha mania de esperar o lançamento de todos os volumes, ou foi mesmo o esquecimento diante de tantos outros livros. O fato é que a poucos meses do lançamento do filme, eu resolvi começar a série.




Na trama, conhecemos Lissa Dragomir, uma princesa de uma família real muito importante entre os Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir.

 

A melhor amiga de Lissa, Rose Hathaway é um dampira - meio vampira, meio humana - cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger a melhor amiga dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.

 

Pressentindo o perigo em continuar no colégio, Rose decide que elas precisam fugir e viverem escondidas entre os humanos. E elas conseguem essa façanha por dois anos. Agora, capturadas pelos guardiões, elas precisam retornar para o colégio e para os constantes problemas trazidos pelos adolescentes. 

 

As melhores amigas retomam ao convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências.


“Eu devolvi o olhas dos meus ex-colegas de classe com um sorriso preguiçoso, tentando ver se alguma coisa mudara. Não. Nada parecia ter mudado. Camille Conta mantinha o ar afetado, piranhazinha perfeitamente arrumadinha, eu bem me lembrava, ainda era a mesma que se autonomeara líder da panelinha da realeza dos Moroi da Escola.”


“- Ela pode ser malcriada e desrespeitosa, mas se tem potencial...

- Malcriada e desrespeitosa? – interrompi. – Quem é você, afinal? Algum tipo de ajuda terceirizada?”

Mesmo tendo iniciado a leitura depois de ler Bloodlines, eu não senti que sabia de alguma informação que me atrapalhou durante as surpresas da leitura. Eu apenas conhecia os protagonistas, mas não conhecia nada dos detalhes da trama.



Eu me diverti muito com os pensamentos e atitudes de Rose. Ela é uma personagem forte, determinada, e por mais que em alguns momentos dê algumas escorregadas, ela é responsável. O laço que tem com Lissa é forte, e isso a ajuda a protegê-la. 

 

Lissa é uma personagem que tem muito a crescer. Ela é uma figura importante na sociedade, mas não quer esse destaque, prefere viver a margem sem chamar a atenção. Em alguns momentos, cheguei a ficar irritada com suas atitudes, pois ela tinha tudo para virar o jogo, mas preferiu ficar sofrendo as escondidas, deixando a insegurança prevalecer em suas ações.

 

E o personagem que foi pouco aproveitado nesse primeiro volume, foi Dimitri. Tudo bem que é o primeiro volume da série, e não sei nada dos próximos volumes, mas senti que ele foi um coadjuvante na história e ainda faltou algo que o fizesse destacar na trama.

 

Após a leitura desse primeiro volume, eu entendo o motivo de todas as indicações. Realmente, o enredo é ótimo! A protagonista é carismática, não fica de frescura e parte para a porrada.  Unido a um enredo bem construído, evidenciando a estrutura hierárquica de uma sociedade em decadência.

 

Agora só preciso começar o segundo volume para descobrir tudo o que vai acontecer (risos).

 

... por Ana Carla

Comentarista Premiado

Preencha o Formulário <Aqui>

Comente com o Facebook:

3 comentários :

  1. Carlinha e suas intermináveis séries, rsrs.
    Apesar de todos os elogios, essa temática não me atrai e ainda é uma série, coisa que evito ao máximo, rsrs.
    Vamos ver se vc vai curtir os próximos também, bj!

    ResponderExcluir
  2. Apesar dos ótimos comentários a série não me atrai. Assisti ao filme e gostei - não amei, mas gostei. Achei essa coisa de Moroi, Strigoi e Dampiros um pouco confusa, mas consegui me situar. E adorei a personificação de Dimitri!
    Espero que deem continuidade a série pq não vou encarar os livros hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Minha melhor amiga começou a ler os livros assim que ficamos órfãs de Twilight. Ela não parava de me contar (e me spoilar) sobre o que havia lido e eu acabei gostando por associação. Achei filme ok, mas ainda não me convenci de que quero ler os livros.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Feliz dia!!!

Atenção

Oi gente, o blog ganhou um layout novo e como eu migrei do wordpress para o blogger, os posts antigos estão muito bagunçados. Toda mudança gera uma bagunça e não seria diferente por aqui.
Irei arrumando os posts sempre que eu tiver um tempinho, conto com sua compreensão.

Mais Recentes

Cadastre seu email

Você quer receber as postagens do CODINOME por e-mail? Então, inscreva-se aqui.

Em seguida, é preciso ativar a assinatura na mensagem de confirmação que vocês receberão em nome do Google FeedBurner.

Link Me!

CODINOME LEITORA

Codinome: Leitora - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados