o-perfume

O Perfume, de Patrick Süskind

O mais famoso livro do autor alemão Patrick Süskind já conseguiu prender a atenção de milhares de pessoas em todo o mundo. A inusitada história de um órfão do século XVIII, chamado Jean Baptiste Grenouille, que nasceu com um dom e uma maldição olfativa, foi traduzido para nada menos do que quarenta idiomas desde o seu lançamento. O livro O Perfume: História de um assasino é considerado uma obra prima da literatura internacional e foi publicado no Brasil pela editora Record e traduzido por Flávio R. Kothe.
Na sua vida profissional, Patrick Suskind não viria a ter tanto êxito quanto segue obtendo com a história desse assassino enigmático. O livro O Perfume foi adaptado para o cinema e, mais recentemente, para uma série. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer esse grande romance, aproveite que preparamos algumas informações para você decidir por onde começar. Se você curte suspense e uma história intrincada e muito bem escrita, sem dúvida O perfume é uma boa pedida de leitura, sessão de cinema ou maratona de série.

Informação sobre seu autor

patrick-suskind

Nascido na Baviera, na Alemanha, em 26 de março de 1949, Patrick Süskind é filho de um escritor e jornalista e de uma professora de ginástica, tendo estudado História Moderna e Medieval em Munique e em Provença, na França. Considerado um dos autores mais discretos da literatura estrangeira, Patrick Suskind não revela muito de sua vida privada, nem mesmo gosta de participar em noites de autógrafo. Sua trajetória como autor começa com contos, publicados em 1981, mas seu primeiro grande sucesso foi realmente O Perfume: História de um assasino, um romance passado no século XVIII, que foi publicado inicialmente em um jornal alemão no ano de 1985.
O sucesso da obra foi tamanho que naquele mesmo ano ganhou formato de livro. A história de Jean Baptiste Grenouille teve traduções em quarenta idiomas, inclusive em português, e chegou à lista dos mais vendidos em todos os países onde foi publicado. Além de romancista, Süskind também atuou como roteirista de séries de TV de comédia e criador de peças teatrais. O Perfume ganhou versão para o cinema em 2006, sob a direção de Tom Tykwer, e em 2018 como série para a plataforma Netflix, numa repaginada da história original.

De que trata “O Perfume”

Jean Baptiste Grenouille é o protagonista do romance mais famoso de Patrick Süskind. Este livro é uma obra prima da literatura internacional que se passa na França, no século XVIII e conta a saga de um órfão que tinha duas características inusitadas: seu próprio corpo não tinha cheiro e, em contrapartida, ele é capaz de reconhecer e registrar os odores mais imperciptíveis, como nenhuma outra pessoa.
Não é difícil de imaginar que, com os seus dons olfativos, ele viria a trabalhar como aprendiz de perfumista. Mas não tardaria para Grenouille se transformar em um assassino e isso ocorre ao se deparar com uma jovem com um olor completamente distinto do que ele já havia sentido antes. Embriagado pelo desejo de se apoderar daquele cheiro, ele mata, com as próprias mãos, a primeira das 26 virgens que povoam esse romance. A história do assassino se converte na busca pelo cheiro perfeito. O fim de Grenouille é tão inusitado e surreal quanto a sua jornada.

Onde radica seu êxito

A primeira tiragem de O Perfume foi de 50 mil exemplares. Patrick Süskind era um novato na época e não havia alcançado o êxito com os livros de contos publicados anteriormente. Obviamente o sucesso de crítica e público que fez aumentar a tiragem do jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ), onde a saga de Jean Baptiste Grenouille foi publicada pela primeira vez em 1985, já dava sinais de que esta era uma história que renderia bons frutos. E rendeu, as vendas alcançaram mais de 15 milhões de unidades de livros em diferentes línguas.
Mas onde radica o êxito do livro O Perfume? Para muitos analistas e críticos estaria no talento do autor. À sua capacidade de gerar sensações nos leitores através da riqueza de detalhes e da habilidade sensorial de sua escrita se atribui parte do sucesso obtido. Em O Perfume, Partrick consegue conduzir seu público a uma profusão de sentimentos de repulsa e asco, ao mesmo tempo em que desperta os seus sentidos olfativos e visuais. A obra é uma mistura de surrealismo, realismo e naturalismo com forte apelo enigmático.

Adaptação cinematográfica

perfume-movie

A adaptação da história do assassino Jean Baptiste Grenouille somente chegaria aos cinemas em 2006, sob a direção de Tom Tykwer e contado com nomes de peso no elenco, como Alan Rickman e Dustin Hoffman. Os direitos de filmagem foram negociados por Patrick Süskind com o produtor Bernd Eichinger, também alemão assim como o diretor. O roteiro foi adaptado por Tykwer, Andrew Birkin e Bernd Eichinger. O protagonista foi interpretado por Ben Whishaw e Rachel Hurd Wood uma das virgens assassinadas. O Perfume: história de um assassino teve uma bilheteria de 135 milhões de dólares e é um filme que vale a pena assistir, especialmente se você não leu o livro.