Escrever contos curtos, conselhos que te ajudarão

Sempre teve vontade de botar no papel as suas ideias? Escrever um conto é o melhor caminho se você alimenta o desejo de se tornar um escritor. É uma questão de começar, você não precisa ter experiência ou estar ao nível de um Edgar Allan Poe. Todas as ferramentas estão ao alcance das suas mãos. Seu conto vai nascer de uma história, que você pode até já ter guardada na sua imaginação, só não teve coragem ainda de colocar para fora.
Uma vez que você esteja decidido, não é preciso ir muito longe. A Internet está repleta de materiais úteis que vão exigir apenas a sua dedicação. Escrever contos pode ser a sua grande paixão e para te ajudar a se aventurar nesse mundo maravilhoso do diálogo entre você, suas ideias e sua criatividade, te deixamos dicas para escrever seu primeiro conto. Criar uma história é a mágica de viver novas experiências sem precisar sair do lugar.

Escolha um tema interessante

escrever-contos-curtos

O primeiro passo para uma escrita, você já sabe, é uma escolha, a do tema. Se você está decidido a escrever uma história, todos os gêneros literários te levam a um só lugar: à escolha de um tema interessante. Com um conto curto não é diferente. Você pode conseguir uma boa dose de inspiração em qualquer lugar, não existe regra geral. Uma história pode nascer em uma vivência, em um relato de uma experiência que você escutou ou no simples cruzar de um pensamento em sua mente.
A chuva de ideias pode ser uma boa técnica para estimular esse processo de escolha ou para fazer brotar os temas na sua cabeça. Escreva num papel tudo o que venha a sua cabeça, depois amadureça, conecte, revise os elementos que fluiram da sua imaginação. Mas não se pressione, relaxe e dê vazão a sua expressão.

Planeje uma estrutura

Todos os contos, curtos ou longos, precisam ter uma estrutura narrativa. Por isso, é necessário que o passo seguinte à escolha do tema seja o planejamento da estrutura da sua história. O que não quer dizer que a produção de textos é uma prisão, um trabalho mecânico e meramente técnico. Muito pelo contrário, o planejamento vai te dar um ponto de partida inicial, mas você tem total liberdade para desviar o caminho e deixar a sua criatividade fluir.
Normalmente, qual é a estrutura de um história? Introdução – apresente os personagens e o cenário da sua história, – o conflito ou momento de desequilíbrio que muda o rumo da sua história, clímax – o ponto da reviravolta e desenlance – como a história se conclui. O conto é livre e se você quiser, pode começar pelo final ou reverter qualquer tipo de cronologia. Mas, sugerimos, planeje uma estrutura antes de começar, para ordenar suas ideias.

Não conte mais do que o necessário

Essa é uma das falhas mais recorrentes e que todos os escritores podem correr o risco de cometer: contar mais do que o que é necessário. Na hora de escrever contos curtos não se pode perder a medida de uma história, em uma comparação bastante simples, é como salgar a comida. Uma vez publicado, não é possível voltar atrás. O conto é um gênero literário que exige precisão, não se pode esquecer que ele é uma unidade dramática, com um só conflito e uma só ação. Dispense os personagens secundários, nos contos eles são reduzidos. Seja objetivo, não elucubre demais, não se perca nas metáforas e descrições.

Revise possíveis erros

Tenha em mente que a sua história é a sua criação. E nem sempre ela vai sair exatamente como você quer de primeira. A etapa da revisão não é sinônimo de falta de genialidade ou nada parecido, pelo contrário, é uma parte importante do processo criativo. Os contos mais famosos que você deve conhecer, vencedores de prêmios, lidos por milhares de pessoas, certamente foram escritos e reescritos. Na prática, uma boa história merece ser lapidada. E é preciso dedicar tempo à revisão assim como você dedicou em seu momento de criação. A ideia é eliminar os erros comuns e permitir que seu conto ganhe uma segunda demão de inspiração.

Compartilhe com seus amigos

to be continued

Seus amigos podem ser seus maiores aliados antes de tornar seu conto público. Esteja aberto aos comentários e críticas que os outros poderão te oferecer. Isso pode enriquecer ainda mais a sua criação e não é demérito nenhum. Se você preferir, escolha dois amigos mais próximos e compartilhe seu conto. Às vezes, os dois te abrem os olhos para pequenos detalhes ou erros que tinham passado despercebidos. Outras vezes não, seu conto agrada de primeira a todos os seus amigos. Essa etapa também é uma questão de amadurecimento e auto-crítica, que te ajuda a ganhar confiança, ampliar seus conhecimentos e melhorar como escritor.